79798

Computador não reconhece celular ou tablet Android após atualização

Saiba o que fazer quando seu celular ou tablet Android deixar de ser reconhecido via cabo USB pelo seu computador do nada ou após atualização

Como já sabe, a Seletronic visa ajudar de forma simples a resolver problemas do mundo digital. E desta vez resolvi criar um tutorial duplo ensinando as causas que podem fazer seu computador deixar de reconhecer o seu celular ou tablet via cabo USB.

Esses dias um colega de trabalho meu que eu já não via a muito tempo, me chamou no Whatsapp para dizer que o Nexus 4 de seu tio não estava mais sendo reconhecido pelo computador, logo pensei que era porque o PC dele rodava o Windows XP, que não reconhece o padrão MTP se não instalarmos os drivers. Mas o caso é que o computador dele não era Windows XP, mas sim Windows 7, que por padrão já reconhece a conexão de dispositivos MTP automaticamente e já instala os Drivers MTP Android.

android-nao-reconhece-usb-apos-update

 

Especialmente no caso dele o computador parou de reconhecer o celular logo após o Seu Nexus 4 receber a atualização do sistema Android para o sistema Lollipop. Fiquei pensando bastante o que podia ser:

  • Cabo estrago?
  • Vírus?
  • A porta USB do PC estava estragada?

Não era nada disso. O problema é que segundo ele tudo estava normal. E como ele estava em São Paulo e eu em Minas Gerais, não poderia ajudar pessoalmente. Resolvi pesquisar sobre o assunto, e me surpreendeu a quantidade de pessoas que passaram o mesmo problema mas não tiveram sucesso. Até que achei um resposta simples no Yahoo que funcionou certinho com o autor da pergunta, e felizmente com o celular Android Nexus 4 em questão. Isto quer dizer que os passos deste tutorial podem ajudar pessoalmente todos que tiveram problema parecido com a conexão USB de dispositivos Android com o padrão MTP, seja celular ou tablet.

Atenção para Usuários do android Marshmallow:

Antes de ler o passo a passo a seguir, se seu celular ja atualizou para android Marshmallow leia a matéria do link a seguir, pois o método muda na nova versão do Android e o tutorial a baixo não funciona nele:

Computador não reconhece celular após atualizar para Android Marshmallow

Caso sua versão do android seja Lollipop ou inferior continue lendo nesta pagina.

Para resolver faça o seguinte:

No menu do seu aparelho Android vá configurações. (Menu de configuração padrão do Android). Aqui escolha Armazenamento. ( Onde mostra o gráfico da memória livre e em uso do dispositivo).

pscrusbandroid 1

Dentro de Armazenamento toque em opções. Geralmente as opções são representadas por três pontinhos como mostra a figura a baixo.

pscrusbandroid 2

Em opções toque em “Conexão USB com o computador”.

pscrusbandroid 3

Agora você vai ver duas opções dentro de “Conectar-se como:”

  • Dispositivo de mídia (MTP)
  • Câmera (PTP)

pscrusbandroid 4

Marque a caixa de seleção em Câmera PTP.

pscrusbandroid 6

E agora conecte o celular ao computador. Ele vai instalar os drivers automaticamente, e vai abrir o seu aparelho como se fosse um dispositivo de imagens. Neste modo PTP só é possível mexer em imagens do dispositivo. Mas o que queríamos é que o computador reconhecesse o celular ou tablet em questão. Isto ele já fez, mas ainda não estamos satisfeitos, pois queremos acessar qualquer pasta do aparelho não é mesmo? Estão agora basta fazer o mesmo processo a cima e selecionar novamente o padrão “Dispositivo de mídia (MTP) com o cabo USB desconectado.

pscrusbandroid 7

Pronto, se chegou até aqui seu computador já voltou a reconhecer o seu aparelho Android após uma atualização ou caso do nada ele parou de reconhecer o cabo ubs, mas se infelizmente não deu certo veja este tópico que pode lhe ajudar:

Celular ou Tablet Android não é reconhecido via USB – O que fazer

Deixe seu comentário

Curta nossa página

MAIS