É necessário usar antivírus no celular? Deixa mais lento?

Será necessário usar antivírus nos celulares e tablets ou qualquer outro aparelho com sistema Android? Ou será que não é bom usar?

- 4 min de leitura
É necessário usar antivírus no celular? Deixa mais lento?
Google News Telegram

Usar antivírus em aparelhos celulares hoje em dia tem virado uma mania tanto no Android e Tanto no iOS, mas mais no Android do que em aparelhos da Apple, o que deixa as pessoas mais tranquilas ao usar o dispositivo ao navegar na internet e ao instalar aplicativos e jogos. Mas será que é necessário usar antivírus em aparelhos celulares hoje em dia? Saiba porque na maioria das vezes o antivírus pode te prejudicar.

Como funciona o antivírus em celulares e tablets

Antes de usar antivírus em um aparelho seja ele qual for, é bom ter em mente que eles consomem uma grande parte do desempenho do aparelho, seja celular, tablet, computador, ou qualquer outro aparelho. Se instalar  antivírus o aparelho não vai ter um desempenho 100% como tinha antes, ou pior que isso. Assim diariamente milhares de pessoas passam aqui no site se queixando de aparelhos Android e iOs lentos, e quase a maior parte dos casos são de pessoas que usam algum tipo de aplicativo antivírus em seu aparelho.

Porque não usar antivírus mobile

O antivírus de aparelhos eletrônicos não é um agente totalmente inteligente como pensamos que seja. Se pararmos para pensar melhor esse nome antivírus é apenas uma palavra para dizer “programa que detecta códigos mal intencionados”. O “antivírus” mobile e mesmo o de computador não funciona como nosso sistema imunológico humano, que logo que detecta algo estranho tenta eliminar, mas faz isso baseado em inteligencia artificial. Ele tem um banco de dados com todos os vírus que já foram detectados e estudados, e precisa ler o banco de dados sempre para saber se algo é ou não um vírus, assim caso esse vírus seja novo, e não esteja no banco de dados ele passa despercebido. Antes de qualquer tarefa que seu aparelho tenha que executar, a ação é antes analisada pelo programa antivírus, que lê todo código a ser executado e faz uma consulta daquele código em seu banco de dados para saber se a ação daquele aplicativo é maliciosa ou não. Assim antes de qualquer coisa, temos que esperar a análise do aplicativo antivírus, isto quando o antivírus não está fazendo escâner programado, ou automático, lendo assim todos os arquivos do celular a procura de algo que não esteja correto, e isto consome o desempenho, a bateria e sua paciência.

Porque usar antivírus mobile

Uma dica que não falha é não sair instalando qualquer coisa em seus celulares, porém para fazer teste de aplicativos e jogos nós aqui usamos celulares que não contem informações pessoais. Em geral aplicativos maliciosos em geral visam na maior parte das vezes roubar informações pessoais, e raramente podem danificar celulares que ainda não tenham feito root, pois não tem acesso total as pastas do dispositivo. Porém se você é do tipo de usuário curioso que usa e abusa de todos os recursos do seu celular, é melhor prevenir e usar o antivírus. Se o seu caso se encontra na lista a baixo é melhor sempre usar o antivírus:

  • Se seu aparelho tiver acesso root.
  • Se você instala aplicativos fora da Play Store (Google Play).
  • Se você acessa sites impróprios (adultos).
  • Se usa aplicativos ilegais, e que visam burlar jogos e outros aplicativos. ( Uma boa parte de arquivos baixados em formato apk).

De acordo com a lista a cima você pode fazer sua escolha pessoal, e escolher usar o não antivírus em seu celular ou tablet. Se você é do tipo que usa o celular somente pata redes sociais (Whatsapp, Google Plus, Facebook, Twitter), talvez não seja necessário usar algo que deixa o seu celular mais lento. Mas se você é do tipo que não confia em nada, e acha melhor usar antivírus a qualquer custo, é melhor comprar o celular mais potente que puder, pois uma hora vai sofrer com lentidão querendo ou não.

Uma última dica!

Cuidado ao entrar em um site que diz que seu aparelho está infectado, e que logo abre uma janela para baixar um antivírus, ou qualquer outro aplicativo. Sites tentam forçar muitos usuários inexperientes a baixarem qualquer coisa. Se o site abre janelas sem você pedir tome cuidado. Não clique em nada, apenas feche a janela e de preferência a sites sadios que não tentam instalar nada forçado em seu aparelho. Lembre-se sempre, o melhor e mais seguro antivírus é você!

E você, sabendo disso vai continuar ou não usando antivírus?

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode