Black Friday chegando? Veja como não cair em armadilhas!

Confira estas dicas quentes para comprar com segurança no Black Friday

- 4 min de leitura
Black Friday chegando? Veja como não cair em armadilhas!
Google News Telegram

Quando o assunto é comprar barato, a época mais esperada do ano sem dúvidas é o famoso Black Friday, ou como alguns preferem dizer a sexta feira negra.

Nesta data todas as lojas prometem descontos exorbitantes, e logo já pensamos em comprar um celular novo, um computador novo, tablet, uma enorme televisão led, aquele notebook top de linha e tudo mais que queríamos comprar o ano inteiro, mas ficamos esperando o preço abaixar.

Mas como é de se esperar, existem sempre aqueles que aproveitam da situação que todos estão dispostos a comprar, para serem desonestos e passarem a perna em quem não toma os devidos cuidados na hora da compra. Para isso a Seletronic resolveu recolher métodos que aumentam muito sua segurança na hora de comprar online ou em lojas físicas. Então confira essas dicas para não reclamar mais tarde que foi enganado:

É mais seguro comprar em loja física ou online?

Muitos diriam que comprar em loja física é mais seguro, mas a realidade é que se souber como se manter seguro não tem risco em nenhuma das duas modalidades de compra, e comprar online pode sair muito mais barato do que em lojas físicas. Antes de comprar tenha certeza de estar comprando em uma loja de confiança e real, e para isso recolha dados como razão social, CNPJ, endereço e telefone fixo do estabelecimento. Consulte através desses dados no site da Receita Federal e verifique se a loja está ativa para o comércio. Se a situação da loja estiver como “baixada”, “cancelada” ou “inativa”. Não compre nessa loja.

Saiba mais sobre a reputação da loja

Pesquise também sobre a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou mesmo na lista do Procon que é atualizada todo mês com sites que não são recomendados para compra. Também vale pedir ajuda a pessoas mais experientes no assunto, e que já tenham o costume de comprar online a mais tempo. E até mesmo perguntar em grupos nas redes sociais ou em fóruns como o Fórum Seletronic o que os usuários acham de uma oferta e enviar o link da oferta para que esses possam conferir.

Tenha mais segurança nos dispositivos onde vai comprar online

Normalmente o melhor antivírus é o usuário. Mas nem sempre é bom confiar tanto em nós mesmos, ainda mais quando o assunto é usar dados bancários para fazer uma compra na internet. Usar um antivírus pode evitar que páginas enganosas sejam abertas, e até mesmo que algum software mal intencionado intercepte os dados que você insere durante uma compra online ou te desvie de um site verdadeiro para um site falso. Você pode obter bons Antivírus Grátis nos links a seguir:

Antivírus grátis para computador Windows

Antivírus grátis para celulares e tablets Android

Não faça compra em dispositivos públicos, como computadores de Lan House, bibliotecas e outros. Isso porque muitas pessoas usam, e nunca se sabe se alguém instalou um programa na máquina que coleta seus dados durante a digitação, os famosos Keyloggers.

Além disso na hora de comprar em um site, verifique se na hora de inserir seus dados existe o protocolo https:// na barra de endereços do navegador e se ao lado do mesmo existe o sinal de um cadeado verde. Isso significa que você está usando um protocolo seguro de transferências de dados, assim é muito mais seguro para que seus dados não sejam o interceptados na rede. Além do mais essa é uma prática comum em sites de confiança que exigem o cadastro de dados de compra.

Saiba o preço antes e na hora do Black Friday

Se tem uma coisa que pensamos quando chega o dia do Black Friday é se os descontos são reias, e como saber se a loja realmente abaixou o preço do produto se comparado com outras épocas. Para resolver esse problema uma dica de Leandro Soares, coordenador do Comitê de Varejo Online da camara-e.net, para fugir dessas armadilhas de preços mentirosos “uma das primeiras recomendações é pesquisar e comparar preços do item desejado antes e durante o evento“, ou seja, se você quer comprar uma TV nova, pesquise o preço dela agora e veja de quanto foi a porcentagem real de redução durante o Black Friday.

Tem mais alguma dica? Deixe nos comentários e não deixe de compartilhar isso com quem você gosta!

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode