Os tipos de cartão SIM para cada aparelho – SIM, micro-SIM e nano-SIM

Conheça os nomes dos tipos de chip utilizados nos aparelhos modernos

- 3 min de leitura
Os tipos de cartão SIM para cada aparelho – SIM, micro-SIM e nano-SIM
Google News Telegram

A denominação SIM é uma sigla inglesa para Subscriber Identity Module  que significa (“módulo de identificação do assinante”).

Você com certeza já sabia que hoje os cartões SIM, que muitos de nos chamamos apenas de Chip tem varias diferenças de tamanho e formato. E pensando assim e somente assim, acabamos por escolher a adaptação mais robusta para nossos aparelhos aceitarem os novos modelos de cartão sim, e acabamos cortando o chip com o alicate, ou mesmo com a tesoura. O resultado e que muitas das vezes cortamos o Sim de maneira incorreta, o que faz o celular não identifica-lo ou pior ainda estragamos de vez o nosso chip, ou o próprio celular.

Primeiro devemos saber que existem dois tipos de tecnologia diferentes para os chips, alem de Formatos diferentes.

Mini-SIM

O mini-SIM card (ou 2FF) tem contatos de tamanho grande e normalmente é fornecido dentro de um cartão do tamanho do cartão de crédito preso por uma série de peças de ligação. É o maior da categoria Mobile atualmente. e usa a mesma tecnologia do Micro-sim só muda de tamanho.

Mini-SIM

Micro-SIM

O micro-SIM (ou 3FF)  tem as mesmas medidas de espessura e de contacto, porem o comprimento e largura são ainda mais reduzidos, assim como podemos ver claramente na imagem a baixo.

Micro-SIM

Este modelo foi desenvolvido pelo Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI), visando a montagem de dispositivos pequenos para  Mini-SIM.

Ele foi projetado para compatibilidade com aparelhos anteriores. Mantendo a mesma área de contacto permite que o micro-SIM para seja compatível com aparelhos celulares ou outros dispositivos que o usam através de adaptadores que geralmente já vem no entalhe de plástico que o rodeia na embalagem em que o destacamos. O SIM também foi projetado para rodar na mesma velocidade (5 MHz) como a versão anterior.

O mesmo tamanho dos pinos e a compatibilidade de ambos  resultou em vários tutoriais e vídeos no YouTube com instruções detalhadas sobre como cortar um cartão mini-SIM para converte-lo ou adaptá-lo a um celular que usa  micro-SIM com uma faca afiada, tesoura, e ainda um recorde de vendas de alicates para corte de cartão SIM foi encontrado no mercado.

Nano-SIM

O nano-SIM card (ou 4FF) foi introduzido no mercado em 11 de Outubro de 2012, quando passou a ser vendido por prestadores de serviço móvel em vários países.  Ele mede nada mais que  12,3 × 8,8 × 0,67 milímetros sendo ainda menor que o Micro-SIM, com uma área de contato bem menor. Um pequeno contorno de material isolante é deixado ao redor da área de contato para evitar curtos-circuitos com o socket do aparelho que o usa.

Nano-SIM

Antes de comprar um celular fique atento ao formato de SIM que ele usa, e caso necessário trocar de chip é melhor trocá-lo por um novo ao invés de cortá-lo, pois isso pode causar danos invisíveis aos olhos, mas que podem afetar o funcionamento da rede do aparelho, e até fazer o aparelho parar de reconhecer o chip.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode