O que são Periféricos na Informática

Entenda o significado de periféricos com exemplos e classificações comuns

- 5 min de leitura
O que são Periféricos na Informática
Google News Telegram

Periféricos na informática são dispositivos ou componentes adicionais conectados a um computador ou sistema de computação que facilitam a entrada, saída ou processamento de dados. Eles são essenciais para estender as capacidades do computador e torná-lo mais funcional. Ao estudar sobre hardware, você vai perceber que existem diferentes tipos de periféricos, e eles estão geralmente divididos em periféricos de entrada e periféricos de saída, mas também existem os mistos. A Seletronic te explica sobre cada um deles a seguir:

Content

Periféricos de Entrada

Periféricos de entrada são dispositivos utilizados para inserir dados ou comandos em um computador ou sistema de computação. Eles permitem que os usuários enviem informações para o computador, que serão processadas e usadas para executar diversas tarefas. Os periféricos de entrada mais comuns incluem:

  1. Teclado: Utilizado para inserir texto, comandos e outros tipos de dados alfanuméricos no computador. Os teclados modernos também podem incluir teclas especiais para funções específicas e teclas de atalho.
  2. Mouse: Dispositivo apontador que permite aos usuários controlar o cursor na tela, clicar em itens e interagir com interfaces gráficas. Existem vários tipos de mouse, incluindo modelos com fio e sem fio, e com diferentes designs e funcionalidades.
  3. Trackpad: Encontrado em laptops e alguns dispositivos móveis, o trackpad é uma superfície sensível ao toque que permite aos usuários controlar o cursor e realizar gestos com os dedos para navegar e interagir com o sistema.
  4. Scanner: Dispositivo usado para digitalizar documentos, fotos e outros tipos de mídia para formato digital, permitindo que sejam armazenados, editados ou compartilhados eletronicamente.
  5. Microfone: Permite a entrada de áudio no computador, sendo usado para gravação de voz, chamadas de voz sobre IP (VoIP), reconhecimento de fala e outras aplicações relacionadas ao áudio.
  6. Câmera: Dispositivo de entrada de vídeo que permite capturar imagens em movimento ou estáticas para uso em videoconferências, streaming de vídeo, fotografia digital e outras atividades multimídia.

Periféricos de Saída

Periféricos de saída são dispositivos que fornecem informações ou resultados do computador para o usuário. Eles são essenciais para comunicar os dados processados pelo computador de uma forma compreensível ou utilizável. Aqui estão alguns exemplos comuns de periféricos de saída:

  1. Monitor (Tela): O dispositivo principal de saída visual de um computador, que exibe informações em forma de texto, imagens, vídeos e gráficos. Monitores podem variar em tamanho, resolução e tecnologia, como LCD, LED e OLED.
  2. Impressora: Permite a produção de documentos físicos em papel a partir de dados digitais armazenados no computador. Existem vários tipos de impressoras, incluindo jato de tinta, laser e impressoras térmicas, cada uma adequada para diferentes necessidades de impressão.
  3. Alto-falantes/Fones de ouvido: Dispositivos de áudio que reproduzem sons e música gerados pelo computador. Eles permitem a saída de áudio para que os usuários possam ouvir músicas, sons de sistema, chamadas de voz e outros tipos de áudio.
  4. Projetores: Dispositivos que projetam uma imagem ou vídeo em uma superfície maior, como uma tela ou parede. São comumente usados em apresentações, salas de aula, salas de reunião e em entretenimento doméstico.
  5. Plotters: Utilizadas principalmente em ambientes profissionais, as plotters são dispositivos de saída que produzem gráficos de alta qualidade, desenhos técnicos e mapas em grande escala.
  6. Dispositivos de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR): Permitem aos usuários visualizar e interagir com ambientes digitais tridimensionais ou sobrepostos ao ambiente físico, respectivamente, proporcionando experiências imersivas.

Periféricos mistos (entrada/saída)

Periféricos de entrada/saída, também conhecidos como periféricos mistos ou de input/output (I/O), são dispositivos que podem realizar tanto funções de entrada quanto de saída de dados em um computador ou sistema de computação. Esses periféricos são capazes de receber dados do usuário ou do ambiente externo (entrada) e também de enviar dados processados de volta para o usuário ou para o ambiente externo (saída).

Essa capacidade de realizar tanto operações de entrada quanto de saída permite uma ampla gama de funcionalidades e aplicações. Aqui estão alguns exemplos de periféricos de entrada/saída:

  1. Dispositivos de armazenamento USB (Pen drives): Podem ser utilizados para armazenar dados (saída) e também para transferir dados para o computador (entrada).
  2. Unidades de disco externas: Permitem tanto o armazenamento de dados no disco (saída) quanto a leitura de dados armazenados nele (entrada).
  3. Dispositivos multifuncionais (impressoras/scanners/copiadoras): Esses dispositivos podem receber comandos de impressão (entrada), escanear documentos para digitalização (entrada) e imprimir documentos digitalizados (saída).
  4. Monitores sensíveis ao toque: Permitem aos usuários interagir com o computador tocando na tela (entrada) e também exibem informações visuais (saída).
  5. Smartphones e tablets: Esses dispositivos permitem aos usuários realizar uma variedade de operações de entrada, como digitar mensagens ou comandos, e também fornecem saída de informações visuais, como exibir vídeos ou enviar notificações.
  6. Interfaces MIDI (Musical Instrument Digital Interface): Permitem a entrada de dados musicais, como notas e comandos de controle de instrumentos musicais eletrônicos (entrada), e também podem enviar dados para dispositivos externos para reprodução de áudio (saída).

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode