Alexa: Amazon anuncia desenvolvimento de modelo de linguagem avançado para aprimorar a IA
CEO da Amazon, Andy Jassy, afirma que nova geração de modelo de linguagem ajudará a tornar a Alexa a melhor assistente pessoal do mundo
A Amazon está trabalhando em uma versão aprimorada do seu modelo de linguagem natural (LLM) para tornar a assistente de voz Alexa ainda mais capaz, anunciou o CEO da empresa, Andy Jassy, durante a chamada de resultados do primeiro trimestre.
Segundo Jassy, embora a Amazon já tenha um LLM alimentando a Alexa, a empresa está trabalhando em um modelo ainda mais poderoso e capaz, o que ajudará a Amazon a alcançar seu objetivo de construir “a melhor assistente pessoal do mundo”.
“Quando as pessoas nos perguntam sobre a Alexa, costumamos dizer que se estivéssemos construindo apenas uma caixa de som inteligente, seria um investimento muito menor”, disse Jassy durante a chamada. “Mas temos uma visão, na qual acreditamos, de que queremos construir a melhor assistente pessoal do mundo. E para isso, é difícil. É em muitos domínios e é uma área de superfície muito ampla. No entanto, se você pensar no advento dos grandes modelos de linguagem e IA generativa, torna os modelos subjacentes muito mais eficazes, acelerando a possibilidade de construir essa melhor assistente pessoal do mundo”.
Jassy acrescentou que a Amazon já tem um bom ponto de partida com a Alexa, que tem “alguns milhões de pontos de extremidade” sendo usados em entretenimento, compras e casas inteligentes. Além disso, há muito envolvimento de parceiros de ecossistemas de terceiros.
“Abaixo dela, temos um grande modelo de linguagem, mas estamos construindo um modelo muito maior, mais generalizado e capaz”, disse Jassy. “E acho que isso vai realmente acelerar rapidamente nossa visão de nos tornarmos a melhor assistente pessoal do mundo. Acho que há um modelo de negócios significativo por trás disso”.
Com a crescente popularidade do ChatGPT, não é surpreendente que as grandes empresas de tecnologia estejam procurando incorporar melhorias baseadas em LLMs em suas ofertas para acompanhar o ritmo acelerado do espaço de IA.