Como fazer o Android parar de travar: tutorial para celular e tablet

Confira dicas valiosas para acabar com travamentos e lentidão constante do seu celular ou tablet Android

- 4 min de leitura
Imagem de Como fazer o Android parar de travar: tutorial para celular e tablet

Se o seu Android está travando constantemente, você não está sozinho. Esse é um problema comum, mas que pode ser facilmente resolvido com algumas dicas simples. Aqui, vamos ensinar como fazer o Android parar de travar ou ficar lento nos aplicativos, travando em todas as coisas que tentar abrir. Esse tutorial pode ajudar até mesmo quem está com o celular lento depois de atualizar o Android.

Para fazer o Android parar de travar, é necessário limpar a sujeira de aplicativos que se acumulam na memória do aparelho, causando lentidão e travamentos constantes no dispositivo, além de ocasionar erros que fazem os aplicativos e jogos fecharem. Além disso, desativar alguns recursos não utilizados pode deixar o sistema mais leve para outras tarefas.

Aqui estão algumas dicas para deixar o seu celular ou tablet Android mais rápido e liberar espaço para novos conteúdos:

1. Apague todos os ícones da primeira tela do dispositivo.

Quanto mais ícones na tela inicial, mais memória é consumida na hora de trocar de tela. Para apagar os ícones, basta segurar o dedo sobre ele até aparecer uma lixeira, e a escrita “remover”, e depois arrastar para cima dela.

2. Não use nenhum Widget na tela inicial.

Widgets são aqueles aplicativos em forma de janelas que ficam na tela inicial, como o que mostra o tempo, relógios analógicos, slide de fotos etc. Apagar esses libera um bom espaço da memória RAM do dispositivo, já que eles precisam se atualizar constantemente, exigindo parte da memória RAM e processador do sistema. Para remover Widgets, basta segurar o dedo sobre ele até aparecer uma lixeira ou a escrita “remover”, e em seguida arrastar para cima dela.

3. Apague sempre que possível, o histórico de ligação, e mensagens não importantes dos SMS, Whatsapp e outros.

Por mais que pareça que esses não ocupem espaço, todo espaço é pouco em celulares Android mais antigos, e que dispõem de pouco espaço interno. No caso do Whatsapp, não deixe de apagar os vídeos e fotos sem importância recebidos. Quanto menos arquivos no aparelho melhor e mais rápido seu desempenho.

4. Desinstale aplicativos que você não usa, e principalmente jogos que costumam estar abertos em segundo plano.

Jogos e apps que ficam fazendo alertas mesmo depois de fechados, exibindo status de que algo já está pronto e etc., podem deixar o seu celular ou tablet mais lento. Por mais que pareça chato, eliminar esses apps e jogos vai deixar seu dispositivo muito mais rápido.

5. Use um aplicativo para acelerar o sistema.

Esses aplicativos simplificam um pouco o trabalho de limpeza do dispositivo deixando ele mais rápido. No entanto, é recomendado usar o aplicativo e desinstalar o mesmo depois de usar. Isso porque ele fica fazendo análise do sistema, o que também pode deixar o celular mais lento.

6. Considere não utilizar um antivírus

Considere não utilizar um antivírus, pois ele pode diminuir o desempenho do seu dispositivo. Para descobrir se você precisa de um app de segurança, confira este link: “É necessário usar antivírus no celular? Deixa mais lento?”

7. Faça um Hard Reset

Se o seu aparelho ainda está apresentando problemas de lentidão e travamentos, uma solução eficaz pode ser executar uma formatação via menu ou um Hard Reset. Isso irá apagar todos os dados do seu dispositivo e corrigir possíveis erros no sistema. Para realizar um Hard Reset, basta acessar o menu de configuração. Consulte este post para obter mais informações: “O que é Hard Reset e como fazer?”

Lembre-se de que, embora essas sejam as principais dicas para melhorar a velocidade do seu dispositivo, não há solução milagrosa para celulares antigos. Para obter suporte online gratuito, consulte o Fórum Seletronic para dúvidas relacionadas ao assunto.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode