65202

Celular ou Tablet Android não é reconhecido via USB – O que fazer

Saiba o que fazer quando seu celular ou tablet com sistema Android não funciona ou parou de funcionar a conexão do cabo USB com o computador do nada, depois de um update ou por qualquer outro motivo

A conexão de dados via USB com o computador é algo essencial na vida de todos os usuários de smartphones e tablets hoje dia. Sendo assim quando a conexão do cabo não é reconhecida pelo computador isto vira um grande problema para quem precisa transferir fotos, músicas, vídeos, aplicativos, documentos, e qualquer outros tipos de utilidades entre os dispositivos.

usb-android-nao-pega

Muitos simplesmente conectam o celular ou tablet ao computador e o mesmo não é reconhecido. Alguns deixaram de ser reconhecidos do nada, onde alguns usuários começaram a ter problemas após a atualização do sistema Android, pois depois da atualização o computador não reconheceu mais o cabo USB quando conectado ao aparelho, como no caso de muitos usuários do celular da linha Nexus 4, e Motorola Moto G, Moto E, Moto X e Moto Maxx. Que neste caso entre algumas atualizações do Android para o 4.4 KitKat, 5.0.1 e 5.0.2 Lollipop e 5.1 Lollipop o computador parou de reconhecer o celular quando conectado via cabo USB. Mas para a maioria desses casos existe uma solução simples, então acompanhe as dicas da Seletronic para saber o que fazer para solucionar o problema:

O computador  reconhece que foi conectado um novo dispositivo ( MTP Device mas não abre as pastas do celular.

Neste caso é bom verificar se o seu sistema operacional é compatível com o padrão de armazenamento do seu celular ou tablet. Celulares mais antigos são reconhecidos como “Armazenamento Maciço ( Mass Storage), mas novos dispositivos são reconhecidos com um novo padrão chamado MTP, que não é reconhecido automaticamente pelo sistema Windows XP e Windows Vista. Sistemas operacionais que não reconhecem o o padrão MTP devem instalar o Driver MTP:

Como usar aparelhos com padrão MTP no Windows XP e Vista

O computador reconhecia o aparelho, mas do nada parou de reconhecer!

Este é um caso mais minucioso, por isso vamos por etapas fazendo um verificação completa do porque isto está acontecendo. Faça na seguinte ordem:

  1. Verificar se o cabo USB realmente funciona. Se possível teste em outro aparelho, o uso constante do cabo fe dados USB pode deixar ele frouxo, ou mesmo romper fios. Se estiver frouxo um pequeno aperto nos terminais de alumínio do cabo USB pode fazer ele voltar ao normal e o computador voltar a reconhecer o aparelho.
  2. Verificar se existe oxidação nos contatos do cabo USB, isto se nota geralmente por uma cor verde, branca ou mesmo preta nos terminais de contato do cabo. Para resolver isto basta passar óleo desingripante nos terminais de contato com a ajuda de uma escovinha ou pincel.
  3. Por último veja se o problema é na porta USB do computador que está usando. Teste a conexão do aparelho em outra porta USB, de preferência se for um desktop use uma das portas onboards ( as que ficam na parte de trás do PC).

Após a atualização do sistema Android o computador não reconhece mais a conexão do aparelho.

Foi por este motivo que fizemos este tutorial, é um processo bem simples e fácil de fazer. Mas não basta especificar apenas um motivo que pode causar este problema. Então para as coisas ficarem mais organizadas por aqui resolvi fazer um tutorial a parte deste. Então para saber o que fazer se seu celular, tablet ou outro aparelho Android parar de ser reconhecido pelo computador depois da atualização, leia o post:

Computador não reconhece celular ou tablet Android via USB após atualização

Deixe seu comentário

Curta nossa página

MAIS