Anywhere e Everywhere Office – Entenda a evolução do Home Office

Entenda pormenores sobre estes métodos de trabalho que são cada vez mais utilizados

Imagem de Anywhere e Everywhere Office – Entenda a evolução do Home Office

Hoje em dia é difícil encontrar um empreendedor que não saiba o que é Home Office. A ideia de trabalhar em um “Escritório em Casa” é uma prática tão comum que, mesmo quem nunca ouviu falar no termo, talvez seja um Home Officer e não saiba.

Enfim, o fato é que atualmente muitas empresas possibilitam e incentivam os seus funcionários a trabalharem no regime Home Office. Além disso, freelancers que atuam como designers, fotógrafos e redatores também se adaptam a essa modalidade.

No entanto, o desenvolvimento da Computação em Nuvem, da economia colaborativa, das várias ferramentas online de compartilhamento e da possibilidade de levar o notebook e demais dispositivos para qualquer lugar, transcendeu o conceito de Home Office.

No presente contexto, o termo “Escritório em Casa” (Home Office) aos poucos está sendo substituído pelos de “Escritório em qualquer parte”(Anywhere Office) e “Escritório em toda parte”(Everywhere Office).

Hoje em dia o empreendedor não precisa estar em casa para trabalhar. Até mesmo uma simples ida ao shopping ou outro estabelecimento com uma conexão web pode ser uma oportunidade para trabalhar.

Os benefícios de poder trabalhar em qualquer lugar

Ser possível trabalhar em ambientes que não sejam sob o teto de uma sala apertada de escritório é algo diferente. É óbvio que para alguns profissionais não é vantajoso abrir o seu notebook em um aeroporto lotado, por exemplo.

Há determinadas tarefas que exigem um grau maior de concentração e nem sempre o espaço de um bar ou outro ambiente lotado é o ideal.

Porém, há alguns freelancers que atuam em determinadas profissões e conseguem se adaptar em diferentes cenários, inclusive até usam isso como possibilidade para angariar mais clientes e parcerias.

Freelancers que atuam no segmento da publicidade e do jornalismo, por exemplo, geralmente se dão bem com o Anywhere e o Everywhere Office, pois assim eles podem ficar bem perto das notícias e dos diferentes perfis de clientes.

Algumas das vantagens que essa modalidade de trabalho oferece para profissionais são várias e vamos falar mais a respeito a seguir.

Agilidade na realização das tarefas

A possibilidade de acessar a internet de qualquer lugar e por meio de qualquer dispositivo viabiliza a realização de tarefas urgentes. Além disso, o uso de ferramentas como o Trello permite uma eficiente gestão do trabalho.

Por meio delas, o empreendedor tem a capacidade de gerenciar uma equipe de funcionários, distribuir tarefas, compartilhar arquivos e estabelecer prazos.

Mais opções de espaço

“Hoje eu posso levar o notebook na biblioteca”. Ou “Estou aqui no consultório do dentista e vou aproveitar para enviar o relatório para o grupo”.

Essas e outras frases reforçam que o Anyhwhere Office oferece às pessoas ambientes diversos para a execução das suas atividades profissionais. Em muitos casos é possível optar pelo local mais favorável e apto para aquela tarefa.

Menos gastos com infraestrutura

Imagine a possibilidade de contar com vários escritórios próprios espalhados em várias regiões de um país. A ideia é bacana e mostra o quanto a empresa é grande. Por outro lado, é também assustador o quanto isso pesa no bolso do empreendedor.

São custos com aluguéis, com água, energia elétrica, comunicação, IPTU e outros recursos. Pense ainda em tudo isso multiplicados pelo número de espaços.

No entanto, quando uma empresa escolhe por adotar para as equipes de funcionários o conceito de Anywhere e Everywhere Office, a situação muda de figura.

Aqueles gastos com transporte, aluguel de espaço, alimentação e outros recursos são reduzidos de forma drástica.

Possibilita troca de experiências e a realização de novos contatos

Caso o integrante de uma determinada empresa – ou até mesmo um profissional autônomo – tenha a oportunidade de viajar e usufruir das vantagens do Anywhere Office, ele está apto a conhecer novos mercados, fechar novas parcerias e ampliar o seu networking.

Nesse aspecto, não é exagero afirmar que a experiência cultural e o aprendizado serão bem-vindos. Com isso, uma empresa ou um freelancer que trabalham conforme a premissa do anywhere Office podem ampliar os seus horizontes profissionais.

Melhora a qualidade de vida

Trabalhar de forma flexível, de ter um “escritório em qualquer parte” também faz bem para a saúde. Isso ocorre graças à possibilidade de evitar os horários de pico e ruas onde o trânsito flui com mais dificuldade.

Apenas em imaginar que você não vai ouvir buzinas e gritos já estimula a trabalhar melhor, bem como permite planejar com mais facilidade os momentos de lazer e descanso.

Além disso, o fato de sair um pouco da rotina e buscar conhecer outros cenários para o seu trabalho também é uma estratégia eficaz para reduzir o estresse.

No entanto, ainda que o regime seja chamado de “Anywhere Office”, é fundamental saber quando não levar “o escritório para qualquer parte”. Lembre-se que é importante dar um descanso para a mente e ter bem claro que a hora de lazer é apenas de lazer.

O Home Office se transformou e ganhou o mundo

A ideia de poder trabalhar em qualquer lugar ultrapassou os limites de um apartamento ou de uma sala de estar e atingiu novos lugares. No entanto, é preciso ter equilíbrio para não se tornar um workaholic compulsivo.

Portanto, diante de um planejamento adequado, uma boa conexão de internet e um bom software de gestão, você tem tudo para aplicar o conceito de Anywhere e o Everywhere Office.