Pode deixar o celular carregando a noite toda?

Será que pode causar danos ao celular ou é perigoso deixar o celular a noite toda no carregador?

- 2 min de leitura
Imagem de Pode deixar o celular carregando a noite toda?

É muito comum ouvirmos diversas pessoas dando palpites sobre o que se pode ou não fazer com esquipamentos eletrônicos. E uma dessas coisas que dizem por aí é que não pode deixar o celular carregando a noite toda. Mas será que isso é verdade? Afinal não queremos estragar a bateria do celular, carregador ou mesmo causar algum acidente. Por isso vamos entender mais sobre isso.

Posso deixar o celular carregando a noite toda?

Sim, você pode deixar o celular carregando a noite toda, pois os celulares modernos possuem proteção contra sobrecarga. Depois de carregar 100%, o sistema vai impedir que o celular continue recebendo energia do carregador.

Deixar o celular carregando depois dos 100% mesmo que seja a noite toda não vai viciar sua bateria, nem superaquecer seu aparelho, desde de que esteja tudo funcionando perfeitamente, e esteja usando equipamentos originais. Pois quando são originais, as chances de haver algum problema com esses equipamentos são muito remotas.

Antes de serem lançados no mercado esses equipamentos, tanto o celular quanto o carregador precisam passar por testes para receberem certificação de que são seguros, como no caso no Brasil, onde os produtos são certificados pela Inmetro.

É perigoso deixar o celular carregando a noite toda?

Desde que o celular e o carregador sejam originais e estejam funcionando perfeitamente não é perigoso deixar o celular carregando a noite toda. Como dissemos acima, o celular possui proteção contra sobrecarga, então você pode ir dormir e deixar o seu celular carregando na tomada sem nenhum problema.

Deixar o celular carregando a noite toda gasta energia?

A energia que o carregador do celular gasta mesmo ligado a noite toda é muito insignificante. E depois que o celular chega a 100% de carga gasta muito menos energia. Para ser ter uma idéia um carregador básico ligado a tomada sem estar carregando o celular, e considerando o valor de R$ 0,73 o kWh, você gastaria menos de R$ 0,60 em um ano. Sem falar que toda vez que você tira o celular da tomada ele sofre desgaste, o que poderia fazer ele durar bem menos do que o tempo de vida normal dele. Dessa forma você pode gastar bem mais ao precisar comprar um carregador novo.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode