7 dicas certeiras para saber se um iPhone é original

Confira uma lista de dicas para saber identificar se qualquer iPhone é original ou réplica

- 5 min de leitura
7 dicas certeiras para saber se um iPhone é original
Google News Telegram

Criamos este tutorial para você descobrir se um iPhone é falso usando testes universais que serve para qualquer versão do iPhone, das mais antigas até o iPhone 6, iPhone 7, iPhone X e outros. As dicas aqui são certeiras, pois usam de recursos exclusivos do iPhone para verificar se o aparelho é original ou não. Você vai saber se o iPhone é réplica assim que ler estas dicas da Seletronic, e mais abaixo ainda vai ver dicas de como não ser enganado na hora da compra de um iPhone

Como Descobrir se um iPhone é original

Como falamos acima existem detalhes que só um aparelho original da Apple possui, abaixo vamos listar os testes para que você mesmo Descubra se o aparelho é original ou falsificado. Para descobrir verifique:

1. Verifique o número de série no site da Apple

Todo dispositivo da Apple possui número de série que identifica cada aparelho de forma única. Pegar este código e conferir no site da Apple é uma forma de descobrir se o iPhone é original ou não. Para descobrir o número de série do aparelho e checar faça o seguinte:

  • Vá até Ajustes > Geral > Sobre.
  • Sabendo o código acesse o site da Apple no link a seguir e digite o ele: Conferir código.
  • Se o celular não possuir este código ou o código não foi reconhecido no site da Apple é o indício de que o aparelho não é original.

2. Verifique se o sistema operacional é o iOS

Para quem já conhece o iPhone sabe que o seu sistema é exclusivo da Apple e é chamado iOS. Portanto para os mais recentes no mundo da Apple fiquem sabendo que iPhone não possui sistema operacional Android. Portanto se você encontrar aplicativos que fazem parte do sistema Android como Google Play por exemplo, já é um indício de que o seu celular é falsificado. Para checar se o aparelho possui sistema iOS veja a versão dele acessando:

  • Ajustes > Geral > Sobre > Versão
  • Se checar a versão você vir algo escrito Android já pode confirmar que esse aparelho é falsificado.

3. Tente Conectar o aparelho ao iTunes

O iTunes é um gestor de mídia como músicas e vídeos exclusivos para aparelhos da Apple. Portanto tentar sincronizar o seu iPhone com o iTunes no computador vai lhe dar a certeza se ele é original ou não. Ao instalar o iTunes no computador e conectar um aparelho da Apple, o mesmo vai reconhecer o aparelho e dar opções personalizadas além de fornecer informações sobre o dispositivo em questão. Por outro lado um aparelho falso não será reconhecido pelo iTunes e provavelmente será aberto apenas como um dispositivo de mídia removível para exibir as pastas de arquivo do aparelho no seu computador.

4. Veja se o aparelho possui a loja oficial da Apple

App Store é  loja de aplicativos oficial exclusiva para sistema iOS ou seja aparelhos da Apple. Todos os celulares iPhone possuem a App Store. Celulares falsificados costumam ter o ícone da App Store mas ao abrir o aplicativo que dá acesso a loja você vai se deparar com o Google Play ou outra loja de aplicativos não oficial da Apple. Recomendamos tentar fazer o download de um aplicativo através da loja, e qualquer indício e nomes de aplicativos que se dizem para Android mostra que você não está na loja oficial da Apple e portanto o aparelho é uma réplica. Para mais detalhes sobre isso leia: iPhone tem Play Store?, e entenda mais sobre as lojas de apps para iOS e Android.

5. Faça o teste do IMEI do dispositivo

Aqui na Seletronic já mostramos como saber o IMEI de um aparelho e o que é o IMEI . Sendo que verificar este código também pode lhe dar a certeza de um celular ser original ou não. Normalmente celulares falsificados possuem número de IMEI diferente no sistema do dispositivo, no corpo do dispositivo, e na caixa que acompanha o aparelho. Lembre-se que o código tem que ser exatamente igual no sistema do aparelho, na caixa dele e no corpo dele. Se os códigos não conferem um com outro já temos mais um indício de iPhone falsificado.

6. Veja a qualidade da imagem da câmera

Celulares da Apple costumam ter um ótimo hardware, o que significa que as peças ou componentes são de alta qualidade, principalmente dos mais novos. Acessar o aplicativo de fotos e se deparar com uma péssima câmera também é um indício de falsificação.

7. Compre em lojas autorizadas

Apesar de ser uma dica bem simples para pessoas mais experientes, gostaríamos de deixar aqui algumas dicas bônus para você não ser enganado na hora de comprar um iPhone:

  • Cuidado com preços abaixo do mercado. Os celulares da Apple originais são reconhecidos por um preço alto se comparado com outros celulares.
  • Compre apenas em lojas de segurança, e de preferência em lojas oficiais da Apple. Uma loja oficial da Apple só vende dispositivos da Apple, e ao entrar nela você não vai encontrar celulares de outra marca.
  • De preferência em comprar um iPhone novo. E se for comprar um usado compre apenas de pessoas de confiança. E nunca compre um iPhone bloqueado, pois isto é indício de que ele é um aparelho roubado.
Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode