Como voltar o WordPress para o editor clássico

Aprenda a sair do novo editor de texto em blocos Gutenberg e voltar a usar o editor clássico do Wordpress neste tutorial passo a passo

Imagem de Como voltar o WordPress para o editor clássico

Se você não está gostando muito do novo editor de texto do WordPress de nome Gutenberg, saiba que é possivel voltar a utilizar o editor antigo com todas suas funcionalidades e continuar com o WordPress atualizado sempre com a ultima versão. O novo editor de texto do WordPress apesar de muito bem elaborado não coube ao gosto de todos os usuários do CMS, que preferem continuar usando o editor de textos antigo. Neste Tutorial vamos mostrar como voltar a usar o Classic Editor passo a passo com imagens.

Voltando o WordPress para o editor antigo

Voltar o WordPress para o editor antigo é uma coisa muito fácil de se fazer, pois basta instalar um plugin oficial do próprio WordPress para ter de volta o editor desejado. Veja como fazer:

  1. Baixe o Plugin WordPress Classic Editor manualmente ou vá até Plugins.
  2. Clique em Adicionar Novo.
  3. Digite Classic Editor na caixa de busca.
  4. Clique em Instalar agora no plugin Classic Editor By WordPress Contributors.
  5. Espere a Instalação rápida.
  6. Clique em Ativar.

Depois de ativar o plugin  basta desfrutar do seu bom e velho editor clássico. Alem disso através do plugin, os administradores possuem mais recursos de controle, podendo escolher qual vai ser o editor padrão para todos os usuários. Para isso basta ir até Configurações > Escrita. E escolher como na imagem abaixo se os usuários são abrigados a usar um dos dois editores, ou se eles podem alternar de acordo com suas preferencias.

Escolher editor padrão para todos os usuários WordPress

Esperamos que agora você possa voltar a escrever suas postagens do seu jeito preferencial com seu editor preferido de volta na tela de posts.