Créditos sumindo? Veja por que e como resolver!

Seus creditos estão desaparecendo? Veja o que pode ser e o que fazer!

- 8 min de leitura
Créditos sumindo? Veja por que e como resolver!
Google News Telegram

Você acaba de fazer uma recarga no seu celular, e espera poder utilizar os créditos imediatamente para poder fazer uma ligação, ou ativar uma promoção específica da operadora para lhe proporcionar o seu pacote de internet. No entanto você provavelmente tem aquela horrível surpresa dos créditos terem sumido misteriosamente. Se você passou por isso saiba que você não é o único. Aqui na Seletronic mesmo por exemplo, eu, o Marcus já passei por isso em uma operadora que não vou dizer o nome nesta matéria. E é justamente por isso que nós resolvemos criar esta matéria explicando o que muitas vezes acontece, e o que podemos fazer para resolver e obter os nossos créditos de volta.

Muitas pessoas recorrem a internet perdendo a paciência porque acabou de fazer aquela recarga e no outro dia já sumiu misteriosamente R$ 5 reais, alguns nem chegam a ver os créditos que acabaram de colocar, mesmo que o valor colocado seja consideravelmente alto como uma recarga de 15, 20 ou 25 que simplesmente desaparecem misteriosamente. Sente que a operadora esta roubando os seus créditos? Quer saber o que acontece com seus créditos?

Por que os créditos simplesmente somem

Não podemos simplesmente dizer que a operadora some com os nossos créditos do nada, ou que estão roubando os nossos créditos, mas o que acontece na maioria das vezes é que misteriosamente planos são assinados em nosso nome e na nossa linha sem o nosso consentimento. Eu Marcus Vinícius Oliveira Tavares já passei por isso muitas vezes, e todas as vezes encontrei planos e assinaturas não feitas por mim na minha linha. Certa vez me deparei com os créditos sumindo, então resolvi fazer uma ligação para a central de atendimento da minha operadora, depois de toda aquela enrolação para conseguir falar com um atendente que realmente saiba sobre o assunto, uma atendente muito eficiente por sinal pode me informar que havia uma assinatura de plano de música na minha linha, e que ele estava sendo descontado continuamente de período em período. Acredite ou não, a cada vez que se renovava, descontava cinco reais. Embora eu nem mesmo se quer utiliza-se qualquer aplicativo de música da operadora, uma assinatura de plano de musicas por Streaming foi feita em minha linha. Como eu também não ouço música por Streaming e também não solicitei nenhuma assinatura do tipo, logo nesta própria ligação resolvi pedir o cancelamento do plano de música não solicitado, e o ressarcimento dos valores cobrados de todos os meses anteriores. O plano já estava descontando do meu saldo de créditos há mais de três meses. Dentro de poucos dias todos os meus créditos foram devolvidos.

Se os seus créditos estão simplesmente sumindo do nada mesmo que você não esteja utilizando os dados móveis que são os motivos de sumirem poucos créditos, a grande probabilidade é de que existe alguma assinatura em sua linha que esteja cobrando periodicamente os seus créditos a cada recarga, ou várias vezes na mesma recarga. Lembre-se que alguns serviços cobram mensalmente, e outros semanalmente.

Como saber detalhadamente o que está sendo descontado na sua linha?

Tecnicamente o melhor jeito de saber o que está sendo descontado na sua linha é ligar diretamente na central de atendimento da sua operadora, e caso consiga contatar um atendente competente, peça para ele que possa detalhar os seus consumos para verificar se existe algum plano de assinatura na sua linha que esteja descontando semanalmente ou mensalmente. Caso a resposta seja positiva, peça ao atendente que faça o cancelamento da assinatura e o ressarcimento dos seus créditos em todo período que você foi afetado.

Outra forma de descobrir o que está sendo descontado dos seus créditos é através do aplicativo da operadora. Muitas operadoras hoje em dia disponibiliza um aplicativo onde é possível verificar de forma detalhada qualquer consumo dos seus créditos. Ao verificar a lista você poderá identificar qualquer assinatura não autorizada em sua linha, e caso encontre basta ligar também na central de atendimento para poder fazer o cancelamento é ressarcimento do serviço não autorizado.

Também é possível acessar o site da operadora em muitos casos. As maiores e mais utilizadas operadoras do Brasil hoje em dia já contam com uma consulta online de todos os detalhes da sua linha, e através do site você pode verificar se existe qualquer plano ou assinatura não solicitado que estão descontando seus créditos.

A operadora é mesma obrigada a me ressarcir os créditos gastos?

Caso você não tenha solicitado qualquer tipo de serviço na sua linha, e constatar que operadora está gastando seus créditos com serviços não solicitados, você não apenas pode como deve exigir que operadora devolva integralmente todo o valor consumido. Caso eles se neguem a fazer isso cabe a sua parte não aceitar e recorrer aos serviços de defesa do consumidor. No entanto a maioria das operadoras que não podem provar que você tenha solicitado uma assinatura, simplesmente irão te devolver os créditos sem reclamar. Coisa que aconteceu no caso descrito acima.

Quais são os tipos de serviços que mais costumam sumir com os nossos créditos

Os serviços de assinatura não solicitados que normalmente costumam fazer os nossos créditos sumirem, são na maioria dos casos serviços de assinatura de jogos, serviços de música, serviços de mensagens onde normalmente recebemos mensagens com dicas. E por falar em serviço de mensagens com dicas, caso você já esteja recebendo à algum tempo dicas de moda, dicas de dieta, alertas de futebol e outras coisas parecidas este pode ser um dos motivos dos seus créditos estarem simplesmente desaparecendo.

Como falar com a operadora sobre os créditos ou serviços não autorizados

Depois de constatarmos que os nossos créditos estão simplesmente desaparecendo, o passo mais importante é iniciar uma reclamação junto a nossa operadora, que deve nos prestar uma solução para o problema. Acima nós mostramos alguns meios de saber o que pode estar gastando os nossos créditos sem o nosso consentimento, mas caso esteja sem tempo de fazer uma busca sobre seu histórico de gastos através de uma das ferramentas disponibilizadas pela própria operadora, também é possível fazer essa busca através de uma ligação para central de atendimento. Para isso apenas precisamos saber o número da central de atendimento da nossa operadora.

Para saber o número da central de atendimento da operadora veja: Número da central de atendimento das principais operadoras do Brasil.

Ao ligar para o número da central de atendimento normalmente são oferecidas diversas opções cada uma representada por um número em nosso teclado telefônico. Normalmente a opção correta para resolver problemas relacionados com gastos de créditos é falar diretamente com atendente para fazer uma contestação de valores não concordados.

Mas se você não entende muito sobre como resolver esse tipo de problema, ou tem vergonha?

Muitas pessoas odeiam ligar para uma central de atendimento ao consumidor, e por isso acaba deixando o problema de lado enquanto os créditos continuam sumindo. Ainda outras pessoas acabam fazendo o cancelamento da linha só para deixar de passar pelo problema, pois não querem ter que conversar com ninguém na operadora. Isso acontece muito quando somos tímidos, ou simplesmente temos fobia de conversar com estranhos. O que fazer nesse caso?

Neste caso você pode solicitar a um amigo, parente ou representante que faça a ligação por você. E caso o atendente necessite de informações pessoais para identificá-lo como o dono da linha, será apenas nesta hora que você vai precisar falar com o atendente. Desta forma o seu representante vai falar por você, e você talvez só vai precisar de falar seu nome e CPF com atendente, e dizer que autoriza que essa pessoa resolva o problema por você.

Conclusão sobre o sumiço dos créditos

Agora não temos mais desculpas para deixarmos os nossos créditos ficarem sendo gastos com serviços não autorizados contratados misteriosamente apenas para sumirem com os nossos créditos. Continuar a deixar que esses serviços consumam os nossos créditos é o mesmo que estar jogando dinheiro em uma lata de lixo. Por isso sempre que precisar leia e releia as dicas para saber o que fazer em casos como os descritos acima.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode