Poucos sabem, mas antes de o simbolo oficial do sistema Android ser decidido ouve dificuldade em criar esse amado mascote. Esse boneco verde foi desenhado para o Google em 2007 pela designer gráfica Irina Blok. A principio o grupo responsável pelo desenho do mascote, tinha a difícil tarefa de criar um ícone fácil de ser identificado em qualquer lugar, e esse ícone deveria ser representado por um robô, para ser associado a tecnologia. Depois de muitas tentativas de criar um mascote perfeito para o sistema Android finalmente ouve uma ideia que finalmente trouxe o designer final desse mascote, veja:

Como foi decidido o desenho do robozinho Android, e qual seu nome

Depois de muitas tentativas de criar um mascote baseado em ficção cientifica e filmes que se passam no espaço, a equipe responsável achou inspiração no simbolo humano nas portas dos banheiros e a modificou para a forma de um robô, sim aquela placa que identifica os gêneros na porta do banheiro, foi a responsável por uma adaptação para criar o mascote do sistema Android. Veja um exemplo na imagem a seguir:

Exemplo de como foi pensado e formulado o mascote do Android

Depois de alguns ajustes para melhorar  a aparência deste robô baseado na figura humana, foi decidida a cor verde e o seu nome. Como o sistema Android é de código aberto (open-source), ou seja, livre de direitos autorais e pode ser modificado e distribuído por qualquer pessoa, foi decidido que este simbolo do mascote também seria de uso livre de qualquer licença, e desde de então sites de tecnologia, fãs do sistema e empresas criam incontáveis variações dos design original do robozinho. O nome do mascote do sistema Android é BugDroid.

Design padrão do Android acenando