Diferenças entre DDR4 e DDR5: Entenda as melhorias! | Seletronic
Quero Ofertas Quero Cupons

Diferenças entre DDR4 e DDR5: Entenda as melhorias!

Afinal, quais são as diferenças entre DDR4 VS DDR5? Entenda nesse artigo feito especialmente para você

- 4 min de leitura
Diferenças entre DDR4 e DDR5: Entenda as melhorias!
Google News Telegram

Já se perguntou quais são as diferenças entre DDR4 e DDR5? Desde o momento em que chegaram ao mercado, no ano de 2014, às memórias DDR4 acabaram se tornando o modelo padrão aos poucos, sendo as mais utilizadas nos computadores da época. Mas os tempos mudaram, e pouco mais de 6 anos depois, chegou o momento do DDR5. E é necessário compreender e preparar o terreno para essa nova geração. As memórias DDR5 são muito superiores a sua versão anterior, portanto vamos te ajudar a entender qual é a diferença entre uma memória DDR4 e a nova versão DDR5.

O DDR5 já teve as suas características e especificações técnicas mostradas, mas a chegada ao mercado só se concretizou a partir do ano de 2021. Venha entender como funcionam os modelos atuais, do DDR4, e quais são os recursos aprimorados que passaram a ser utilizados a partir do DDR5. Nesse novo componente haverá grandes vantagens.

Qual a diferença do DDR5 para o DDR4?

As principais diferenças entre DDR4 e DDR5 estão na maior  performance devido a velocidade dos chips de memória e uma comunicação mais abrangente com o processador e menor uso de energia.

O DDR4 ainda é pertencente à geração atual pelo fato de ser amplamente utilizado mesmo após o lançamento do DDR5. As memorias DDR4 operam com valores entre 2.133 MHz e 4.266 MHz. Esses números indicam uma boa capacidade de realizar transferências de dados de modo simultâneo, o que é extremamente fundamental para tudo que se trata de execução de softwares que exigem mais capacidade de poder de processamento.

O nível de consumo energético fica em torno de 1,2 Volts e além disso os pentes podem ter uma capacidade que varia entre 4 GB até 16 GB. Ou seja, essas características garantem que elas continuem sendo boas opções tanto para os computadores de alto desempenho quanto para os PCs que buscam um bom custo-benefício.

Porque o DDR5 é melhor?

As principais melhorias nas memórias DDR5 devem dar um salto qualitativo em múltiplos aspectos. Por isso, esses pentes poderão operar com primeira frequência de até 6.400 MHz. E isso deve reduzir bastante o tempo do acesso às informações, o que faz com que ela fique com disponibilidade quase que em tempo real. Garantindo muito mais desempenho.

Em questões energéticas também haverá bons ganhos. Os testes que foram divulgados durante o evento International Solid-State Circuits Conference do ano de 2019, o qual foi realizado no início de 2019, mostraram que esses pentes são capazes de transferir uma quantia de até 6,4 Gb/s e consumir uma quantia de apenas 1,1 Volts.

Além disso, há indicativos de que ela pode transferir uma quantidade de até 7,5 Gb/s. E com a grande vantagem de gastar apenas 1,05 Volts, mesmo que esteja utilizando um smartphone ao invés do seu computador.

Se levar em conta que os pentes podem ter até 32 GB de RAM, significará que há a possibilidade de incluir ainda mais memória nos respectivos slots que estão disponíveis nas placas-mãe, deste modo permitirá o uso de componentes mais compactos ou até mesmo um aumento mais significativo da capacidade.

DDR5 é o futuro

Apesar do DDR5 se tornar o novo padrão e ser considerado a evolução natural dos modelos de memórias RAM, ainda deverá existir um papel importante para o DDR4 até o momento em que os pentes deste modelo percam seu lugar para os consumidores. Levando-se em consideração as diferenças de preços e a acessibilidade que os consumidores possuem a cada modelo de DDR.

Qual é melhor DDR4 ou DDR5?

O DDR4 ainda é muito bom e muito usado, mas obviamente o DDR5 supera o padrão DDR4 em todos os quesitos e é a melhor opção para aqueles que possuem condições de obter um pente de memória atualizado.

Pode usar DDR4 e DDR5?

DDR5 não é compatível com DDR4. Não tem como encaixar uma memória DDR5 em um soquete DDR4, pois o encaixe é diferente.

Como saber se meu PC aguenta DDR5?

Você pode ver isso no manual do fabricante da sua placa-mãe ou usar um programa como o CPU-Z. Execute o programa, clique em Memory, e veja o tipo de memoria usado. Veja um exemplo do uso do CPU-Z na imagem a seguir:

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode