Gaveta do drive de CD/DVD não Ejeta o disco? Veja como resolver!

Se está com problemas para tirar o CD DVD do seu drive travado veja essas dicas úteis

Imagem de Gaveta do drive de CD/DVD não Ejeta o disco? Veja como resolver!

Se você usa computadores há muito tempo ou a pouco tempo, e precisa utilizar mídias óticas como CDs e DVDs em seu cotidiano, pode ser que já se deparou com um problema onde o disco não é ejetado, e simplesmente fica preso dentro do PC por causa do drive travado. Se isso ainda não aconteceu com você pode ser que um dia aconteça, apesar de que a probabilidade de usar CD e DVD está sempre diminuindo com o avanço da tecnologia, onde muitos preferem usar pendrives. Por isso nos dedicamos a este tutorial de como tirar um disco que ficou preso dentro do drive de CD ou DVD travado, e o que pode ser a causa do drive óptico não estar abrindo.

Como remover o disco do Drive Travado

Você já percebeu que os drives de CD e DVD e outros possuem sempre um orifício logo abaixo da portinha da gaveta? Já se perguntou para que serve esse buraquinho que sempre está sutilmente presente ali?

Ele foi projetado justamente para fazer o driver se abrir mesmo que o computador esteja desligado, ou em outras ocasiões que o driver para de responder ao comando ejetar e fica travado, como quando a borracha responsável pela abertura da gaveta está gasta e não consegue gerar o atrito necessário para empurrar a gaveta.

Agora que nós temos essa informação importante fica fácil abrir o driver de CD/DVD com um simples clipe de papel. Veja como fazer:

  • Pegue um clipe de papel de uma espessura que caiba no buraquinho do driver de CD/DVD, e desdobre aponta para que ele possa entrar no furo. Clipe de papel comum desdobrado
  • Enfie a ponta do clips no buraquinho de maneira que você a síntese encostar em algo la dentro.Enfiando clipe do furo do drive de dvd do desktop
  • Empurre o clipe de papel e você vai ver a gaveta abrir.
  • Puxe o resto da gaveta manualmente.

Notebooks também entram nesse macete

Se o drive óptico do seu notebook possuir também este furinho e o seu disco por acaso ficar preso. O método é o mesmo utilizando um clipe de papel de espessura do furinho drive óptico do seu notebook.

Furo no drive de dvd do notebook

Motivos para o seu driver de DVD não ejetar e como resolver

Nos passos acima resolvemos usar um método padrão para remover um disco da unidade quando ela apresentar um mau funcionamento. No entanto talvez você queira que ela volte a funcionar assim como antes, e existem diversas causas que fazem um drive óptico deixar de ejetar o disco. Veja algumas causas e soluções:

  • A borracha do Drive está gasta: Os drives de CD e DVD normalmente possuem uma borrachinha, bem parecida com uma gominha daquelas de amarrar dinheiro só que bem pequenina, e normalmente na cor preta. Com o tempo essa borracha costuma deteriorar e é necessário abrir o drive para efetuar a troca. Elas podem ser facilmente encontradas em locais especializados em componentes eletrônicos.
  • O cabo que liga o drive de CD/DVD pode estar solto dentro do gabinete: No caso dos computadores desktop muitas vezes o cabo de energia pode estar solto fazendo com que o driver pare de receber energia. Desta forma basta fixar o cabo para que ele volte a funcionar normalmente.
  • O Drive de DVD pode estar queimado: Se mesmo depois de verificar a fixação dos cabos o seu drive de DVD não emite nenhum barulho de um motor girando ou qualquer luz indicativa de funcionamento, pode ser que o seu tempo de vida tenha chegado ao fim e será necessário efetuar a troca do Driver. Em alguns casos apenas o motor responsável pela abertura da porta é quem queima, e neste caso depende dos seus conhecimentos saber se vale a pena efetuar a troca do pequeno motor que é difícil de cambiar, ou se compensa mais comprar um drive novo.

Citamos acima algumas as prováveis causas que fazem o seu driver deixar digitar o disco e como elas podem ser resolvidas. Mas esperamos que o foco principal deste tutorial queria saber como tirar o disco quando o driver para de abrir possa ser útil em casos de necessidade.