Diga Adeus ao Flash Player No Google Chrome

Google anuncia fim do suporte ao Adobe Flash Player para Dezembro de 2020

Imagem de Diga Adeus ao Flash Player No Google Chrome

Hoje dia 25 de fevereiro de 2020, o time do Google Chrome anuncia que o Suporte ao Adobe Flash Player será encerrado ainda este ano. Foram muitos anos de alegria graças a esse plugin, que foi um dos sucessos da internet a alguns anos atrás, e era necessário para rodar jogos online, e até mesmo para ver vídeos. Mas novas tecnologias vão tomando o lugar, e oferecendo melhor desempenho e maiores possibilidades, de tal forma que hoje, o Flash Player é pouco utilizado e é inevitável que caia totalmente no desuso.

Segundo o time do Google Chrome: “Por 20 longos anos, o Flash ajudou a moldar a maneira como você joga, assiste a vídeos e executa aplicativos na Web. Mas, nos últimos anos, o Flash se tornou menos comum. Três anos atrás, 80% dos usuários de desktops do Chrome visitavam um site com o Flash todos os dias. Hoje, o uso é de apenas 17% e continua em declínio.”

E foi justamente hoje que a Adobe anunciou seus planos de parar de oferecer suporte ao Flash no final de 2020.

Segundo a publicação de Antonio Laforge, Gerente de produtos do Google Chrome no site oficial do Google Chrome, a queda no uso do Flash nos mostra que “os sites estão migrando para tecnologias da Web abertas, que são mais rápidas e mais eficientes em termos de energia que o Flash.”

Além disso as novas tecnologias da internet são mais seguras, para que você possa realizar compras, fazer transações bancárias ou ler documentos confidenciais, além de poderem ser utilizadas facilmente em dispositivos móveis e computadores, para que você possa visitar seu site favorito em qualquer lugar.

Mas e se eu visito um site que ainda usa o Flash Player?

Se o site migrar para padrões da web abertos, usando novas tecnologias, você não deve notar muita diferença, exceto que não verá mais avisos para executar o Flash nesse site. Se o site continuar usando o Flash e você der permissão ao site para executar o Flash, ele funcionará até o final de 2020, quando o suporte será encerado. No entanto se o site não se adaptar até depois de Dezembro ao uso de tecnologia compatível, pode ser que não seja possível utilizar os serviços desses sites, a não ser que use algum tipo de plugin não oficial como uma alternativa, ou outro tipo de gambiarra que substitua o Flash Player.