Fora do Ar: Google Analytics, Google AdSense, Google ADS, e outros serviços apresentam instabilidade Neste 2 de junho de 2019

Diversos serviços do Google apresentam falhas técnicas e atrasos de relatório

Imagem de Fora do Ar: Google Analytics, Google AdSense, Google  ADS, e outros serviços apresentam instabilidade Neste 2 de junho de 2019

Se você é dono de sites ou blogs resolveu consultar alguns aplicativos do Google que demonstram métricas de visitas como Google Analytics, ou de ganhos estimados do seu site como Google AdSense deve ter ficado um pouco ou bastante preocupado. Desde o início da tarde deste dia 2 de junho de 2019 esses serviços passaram a apresentar instabilidade e pararam de exibir relatórios em tempo real.

Ao entrar no aplicativo do Google Analytics que mostra o número de visitantes online em tempo real, muito provavelmente você se deparou com um relatório vazio e deve ter ido conferir se o seu site não saiu do ar.

Depois disso se você foi também consultar os relatórios de ganhos do programa Google Adsense provavelmente também notou que o relatório está parado já faz algum tempo.

A Seletronic analisou todos esses serviços e pode comprovar a instabilidade de todos eles. Ao recorrer a grupos online nas redes sociais podemos ver diversos usuários relatando falhas sobre esses serviços e de alguns outros como o YouTube que aparentemente está tendo problemas com alguns vídeos e recursos, e o Google ADS, que o o serviço para anunciantes do Google.

Qual o motivo das falhas de serviços?

Ainda não se sabe o motivo que levou esses serviços apresentarem esta instabilidade geral relatada por usuários do Brasil até o momento. Mas por coincidência em uma das suas contas oficiais do Twitter “Google SearchLiaison“, o Google informou que amanhã será feito uma grande atualização de algoritmo para melhoria do posicionamento das páginas nos resultados de busca, o que deve mexer novamente com a maneira como vemos o SEO. Mas não existe confirmação de que o processo dessa atualização do algarismo possa estar causando algum erro nos demais serviços citados.

Atualização 02/06/2019 20:20

Em sua página de relatórios de serviços do Google Cloud platform, a empresa revela que está experimentando altos níveis de congestionamento de rede no leste dos EUA, afetando vários serviços no Google Cloud, no GSuite e no YouTube. A empresa não cita outros serviços como o Google Analytics, Google AdSense e Google ADS. Mas com toda certeza o problema que temos enfrentado nos relatórios em tempo real deve estar relacionado a esse congestionamento de rede citado.

Atualização 03/06/2019 21:30

O problema foi solucionado e todos os serviços do Google passaram a funcionar normalmente. em nota o Google deixou uma mensagem para resolução do problema, dizendo que irá investir ir em aprimoramentos para que ele não volte a acontecer. Veja a mensagem do Google na íntegra:

O problema foi solucionado e todos os serviços do Google passaram a funcionar normalmente. em nota o Google deixou uma mensagem para resolução do problema, dizendo que irá investir ir em aprimoramentos para que ele não volte a acontecer. Veja a mensagem do Google na íntegra:

O problema de congestionamento de rede no leste dos EUA, que afetou o Google Cloud, o G Suite e o YouTube, foi resolvido para todos os usuários afetados a partir das 16:00 nos EUA / Pacífico.
Conduziremos uma investigação interna desse problema e faremos melhorias apropriadas em nossos sistemas para ajudar a evitar ou minimizar recorrências futuras. Forneceremos um relatório detalhado desse incidente assim que concluirmos nossa investigação interna. Este relatório detalhado conterá informações sobre os créditos do SLA.