Impressora não puxa ou não reconhece papel? Veja o que fazer!

Foto de Marcus Tavares
Por

Porque impressora não puxa papel? O que fazer quando a impressora não reconhece o papel? Descubra

Imagem de Impressora não puxa ou não reconhece papel? Veja o que fazer!
Anúncio

Já ouviu falar que impressora tem vida própria? Não importa a marca, parece que sempre estão teimando em fazer ou não fazer alguma coisa. Então vamos aprender o que fazer quando a impressora tem papel, mas não consegue puxar o papel. Separamos alguns motivos, e suas soluções.

Veja também: Impressora puxa o papel mas não imprime

Porque a impressora não puxa papel?

Veja a seguir cada motivo e solução para resolver problemas de impressora não puxar o papel:

1. As folhas podem estar apenas mal colocadas

Verifique se as folhas estão corretamente colocadas na bandeja de folhas da impressora. O ideal é que as folhas estejam levemente encostadas até o final da bandeja, lugar esse onde existe uma borracha que puxa as folhas atráves de tração. As folhas não podem estar distantes dessa borracha, e não devem ser pressionadas com força nessa borracha.

2. Muitas folhas na bandeja

Nem todas as impressoras suportam muitas folhas. Principalmente os modelos residencias, costumam enfrentar problemas quando colocamos muitas folhas na bandeja, o que pode ser prejudicial. Tente colocar menos folhas usando as mesmas dicas do passo anterior. Veja também no manual da sua impressora a recomendação do fabricante sobre quantas folhas devem ser colocadas por vez na bandeja.

3. O papel usado não é compatível com a impressora

Existem diferentes tipos de papéis para serem usados nas impressoras. No manual delas normalmente está descrito os tipos de papéis adequados para cada tipo de impressora. Tenha em mente que folhas muito lisas costumam não ser compatíveis com todos os tipo de impressoras, fazendo a borracha de tração deslisar sobre a folha sem conseguir puxa-lá.

4. Folhas úmidas, não use isso!

Você deve estar se perguntando quem iria usar folhas úmidas na impressora! Mas ficaria surpreso em saber que isso pode acontecer. Dependendo de onde as folhas foram armazenadas, elas podem receber úmidade e ficarem presas umas as outras. Veja se esse não é o caso.

5. Cabos mal conectados ou a fonte de energia!

Isso é muito raro de acontecer, mas cabos mal conectados também podem exerce influencia na hora da impressora puxar o papel. Verifique os cabos de força do equipamento, e veja se estão corretamente conectados.

Outra questão importante é sempre usar fontes de energia originais do equipamento. Usar fontes de energia não originais podem afetar a força de tração dos motores da impressora. Se sua impressora é HP, use apenas as recomendadas pela HP, se for Epson, use apenas as recomendadas pela Epson. E se for Samsung ou Canon? Sim, isso mesmo, apenas as recomendadas por cada fabricante.

6. Não use folhas amassadas

Usar folhas amassadas é alem de um grande perigo para as impressoras, um dos casos comuns que fazem a impressora não puxar o papel corretamente. Sem falar que o perigo está em a folha ficar presa na impressora, e ocasionar o que vamos ver a seguir!

7. Não tem papel preso na impressora?

Sabe aquele papel que sua impressora engoliu em outro dia? Ele pode ter acabado de agarrar e feito o mecanismo da impressora funcionar de maneira inadequada. Cada impressora tem um modo para tirar o papel que venham a ficar preso dentro dela. Consulte o manual da sua impressora, mas normalmente basta abrir uma tampa na parte de traz da impressora para poder verificar o papel preso e removê-lo. Se não tem experiencia com isso, chame alguém que saiba, ou veja alguns videos antes de tentar.

8. As borrachas de tração já estão velhas e desgastadas

Sua impressora já tem algum tempo de uso? Já verificou ali onde colocamos o papal se a borracha de tração está com uma boa aparência? O tempo e outros fatores podem ocasionar no ressecamento ou desgaste dessa borracha. Quando isso acontece, é bom levar a um técnico para resolver o problema.

Conclusão

Já demos 8 dicas de como resolver o problema da sua impressora, se lembrarmos de mais algumas colocamos aqui nesta mesma matéria. Se você souber outro motivo e como resolve-lo deixe nos comentários.

Categorias