Intel apresenta padrão de conectividade Thunderbolt 5 | Seletronic
Quero Ofertas Quero Cupons

Intel apresenta padrão de conectividade Thunderbolt 5

A solução de conectividade líder do setor fornecerá até três vezes mais largura de banda em comparação com o Thunderbolt 4.

- 5 min de leitura
Intel apresenta padrão de conectividade Thunderbolt 5
Google News Telegram

A Intel anunciou o Thunderbolt™ 5 – a próxima geração do Thunderbolt – e demonstrou um protótipo de laptop e dock. O Thunderbolt 5 promete oferecer melhorias significativas na velocidade de conectividade e benefícios de largura de banda para usuários de computador.

Desempenho de Ponta para Conectar o Futuro

“O Thunderbolt 5 fornecerá desempenho e capacidade líderes do setor para conectar computadores a monitores, docks, armazenamento e muito mais. A Intel está entusiasmada em continuar nossa tradição de liderança em soluções de conectividade com fio. Thunderbolt é agora a porta principal para conectividade em PCs móveis, e fornecer a próxima geração de desempenho com Thunderbolt 5 proporcionará ainda mais capacidade para os usuários mais exigentes.” – Jason Ziller, gerente geral da Divisão de Conectividade de Cliente da Intel.

Uma Onda de Inovação

O Thunderbolt 5 fornecerá 80 gigabits por segundo (Gbps) de largura de banda bidirecional e, com o Bandwidth Boost, fornecerá até 120 Gbps para a melhor experiência de exibição. Essas melhorias fornecerão até três vezes mais largura de banda do que a melhor solução de conectividade existente, proporcionando excelentes conexões de exibição e dados. O Thunderbolt 5 atenderá às necessidades de alta largura de banda dos criadores de conteúdo e jogadores. Construído com base nos padrões da indústria – incluindo USB4 V2 – o Thunderbolt 5 será amplamente compatível com versões anteriores do Thunderbolt e USB.

Evolução Necessária para Usuários Exigentes

As necessidades de largura de banda dos criadores de conteúdo, jogadores e profissionais estão aumentando significativamente. Esses usuários desejam telas de alta resolução e imagens de baixa latência enquanto trabalham com arquivos de vídeo e dados cada vez maiores. O Thunderbolt 5 foi projetado para melhorar enormemente a velocidade de conectividade e a largura de banda para garantir que os usuários modernos de PC possam desfrutar de recursos visuais da mais alta qualidade e experiências imersivas nos próximos anos.

Colaboração pela Inovação

“A Microsoft está entusiasmada em colaborar estreitamente com a Intel para trazer o mais recente padrão USB4 para clientes Windows”, disse Ian LeGrow, vice-presidente corporativo de gerenciamento de produtos Core OS da Microsoft Corp. “O Thunderbolt 5 é totalmente compatível com o padrão USB 80 Gbps para suportar a próxima geração de monitores de alto desempenho, armazenamento e conectividade.”

Novos Padrões, Mesma Confiança

O Thunderbolt 5 baseia-se no Thunderbolt 4 de várias maneiras, incluindo:

  • Duas vezes a largura de banda bidirecional total; O Bandwidth Boost fornece até três vezes a taxa de transferência para uso intensivo de vídeo, até 120 Gbps.
  • Duplique a taxa de transferência de dados PCI Express para armazenamento e gráficos externos mais rápidos.
  • Construído com base em padrões da indústria, incluindo USB4 V2, DisplayPort 2.1 e PCI Express Gen 4; totalmente compatível com versões anteriores.
  • Duplique a largura de banda da rede Thunderbolt para conexões de PC para PC de alta velocidade.
  • Utiliza uma nova tecnologia de sinalização, PAM-3, para fornecer esses aumentos significativos no desempenho com as atuais placas de circuito impresso, conectores e cabos passivos de até 1 metro.

A Promessa do Futuro da Conectividade

Os produtos Thunderbolt se tornaram populares no mercado de PCs, com os principais fornecedores de acessórios para PC em todo o mundo adotando o padrão para alcançar centenas de milhões de usuários de PC ativos atualmente. O Thunderbolt 5 se baseará nesta extensa base e continuará a oferecer a visão de uma porta e cabo USB-C que pode fazer tudo – simplificando a experiência de PC para usuários em todo o mundo e ao mesmo tempo fornecendo a mais alta qualidade e desempenho possíveis.

Ponto de Referência na Inovação de E/S

O anúncio do Thunderbolt 5 é outro marco na longa história da Intel de liderança da indústria em inovação de entrada/saída (E/S). A Intel trabalha em estreita colaboração com parceiros de PC, acessórios e cabos para fornecer as soluções de conectividade com fio mais avançadas e completas por meio de programas dedicados de habilitação e teste.

Todos os produtos Thunderbolt passam por rigorosos testes de certificação para garantir o melhor desempenho da solução de conexão com fio para a indústria de PCs. Os produtos que passam neste teste usam a marca Thunderbolt isenta de royalties. É por isso que o Thunderbolt se tornou um indicador mundialmente reconhecido das melhores soluções de conectividade com fio para PCs e acessórios.

Thunderbolt 5 Esperado para 2024

Computadores e acessórios baseados no controlador Thunderbolt 5 da Intel, de codinome Barlow Ridge, deverão estar disponíveis a partir de 2024, segundo informações da própria Intel.

Sources:
Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode