Microsoft Libera Código-Fonte Completo do MS-DOS 4.0 Sob Licença MIT | Seletronic
Ofertas Cupons Hoje é Prime Day

Microsoft Libera Código-Fonte Completo do MS-DOS 4.0 Sob Licença MIT

Microsoft e IBM Abrem as Portas da História da Computação com o MS-DOS 4.0

- 2 min de leitura
Microsoft Libera Código-Fonte Completo do MS-DOS 4.0 Sob Licença MIT
Google News Telegram

Microsoft acaba de preservar e compartilhar a história da computação ao liberando o código-fonte completo do MS-DOS 4.0, um sistema operacional icônico que desempenhou um papel fundamental na evolução dos computadores pessoais. Esta iniciativa, realizada em parceria com a IBM, oferece aos programadores e outros entusiastas da tecnologia e mesmo pesquisadores a oportunidade de explorar e entender profundamente as entranhas de um dos sistemas operacionais mais influentes da história.

Explore o código-fonte, binários e documentos no GitHub
O MS-DOS 4.0, lançado em 1986, é conhecido por inovações, melhorias no gerenciamento de memória RAM e uma interface de menu gráfico, apesar de suas limitações em lidar com mais de 640 KB de memória. Agora, o código-fonte completo deste sistema operacional está disponível para acesso, modificação e distribuição sob a licença aberta MIT, permitindo que desenvolvedores e entusiastas explorem e experimentem livremente.

A iniciativa de liberar o código fonte surgiu depois da descoberta de versões beta não lançadas do MS-DOS 4.0 por um pesquisador inglês chamado Connor “Starfrost” Hyde e a subsequente colaboração com a Microsoft Open Source Programs Office (OSPO). Além dos binários beta, o código-fonte inclui documentos em PDF e imagens de disco, fornecendo uma visão abrangente e autêntica deste sistema operacional histórico.

O código-fonte completo do MS-DOS 4.0 pode ser encontrado no GitHub, juntamente com versões anteriores do MS-DOS, como o MS-DOS 1.25 e 2.0, que foram disponibilizadas há uma década pela Microsoft. Esta iniciativa não apenas promove a preservação do patrimônio tecnológico, mas também fomenta a colaboração e a inovação na comunidade de desenvolvimento de software.

O que você achou desse iniciativa da Microsoft?

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode