Microsoft Lança novo Navegador Edge com motor do Google Chrome

Novo navegador Edge baseado no Chromium já está disponivel para Android, Windows, Mac e iOs

Imagem de Microsoft Lança novo Navegador Edge com motor do Google Chrome

Não é novidade que os navegadores da Microsoft nunca foram de fazer sucesso, e a unica vez que a maioria dos usuários dos sistema operacional Windows usam os navegadores da Microsoft é quando precisam baixar o Google Chrome, o Mozilla Firefox ou outro navegador. Não é atoa que isto já virou até meme na internet. No entanto a Microsoft não se deixa dar por vencida, e desta vez resolveu se juntar ao lado Google Chrome da força e recriar o seu navegador Edge com base no Chromium, que é um projeto de navegador web de código aberto desenvolvido pela Google, no qual o Google Chrome baseia o seu código-fonte. Outros navegadores como Opera e Vivaldi também usam como base o Chromium em sua programação.

Como agora é construído através do Chromium, o novo Microsoft Edge também é compatível com as extensões do Google Chrome presentes na Chrome Web Store. No entanto de inicio talvez você note que falta algumas funcionalidades presentes no Google Chrome, como por exemplo a sincronização do histórico, mas itens como favoritos, configurações, endereços informações de contato e senhas serão sincronizados. Mas isso logo vai estar funcionando em versões futuras, pois a Microsoft planeja disponibilizar esses recursos de sincronização ausentes ainda este ano.

Imagem de Edge Chromium

Exemplo do designer do novo Microsoft Edge

Ao fazer a instalação do novo Edge ele vai substituir a versão antiga instalada que normalmente já vem junto ao Windows 10. Alem disso em futuras atualizações o antigo Edge vai ser substituído pela versão em questão. No entanto, algo que deveria ocorrer em computadores que possuem o Internet Explorer não ocorre, e o bendito continua instalado.

Se ficou com o interesse de fazer um teste drive nessa novidade da Microsoft, você já pode baixar o novo Edge para para Windows 7, 8, 8.1 e 10, macOS, Android e iOs. Caso já tenha o Google Chrome instalado, durante a instalação do Edge será possivel importar dados e configurações para o novo navegador.