Todo mundo sabe como a Nintendo é rigorosa contra a pirataria e o uso não autorizado de seus produtos. Dessa vez ela entrou com um processo legal contra os desenvolvedores do Yuzu, um popular emulador de Nintendo Switch. A empresa japonesa está buscando reparação por danos e exigindo o encerramento completo do programa.

De acordo com a Nintendo, o Yuzu está infringindo a encriptação de software exclusiva da empresa e facilitando a pirataria de jogos. Em seu processo, a Nintendo cita casos específicos de distribuição ilegal de jogos, incluindo o lançamento precoce de “The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom“, que teve mais de um milhão de downloads em sites piratas antes mesmo de seu lançamento oficial.

Além disso, a Nintendo destaca que o Yuzu fornece links para software que extrai ilegalmente as chaves de descriptografia do Nintendo Switch, necessárias para jogar os jogos no emulador.

Os criadores do Yuzu ainda não comentaram publicamente sobre o processo. No entanto, a comunidade de jogos está atenta às repercussões deste caso, especialmente à luz dos rumores sobre o próximo console da Nintendo, aumentando as especulações sobre as futuras políticas da empresa em relação aos emuladores.

Embora o desfecho do processo ainda esteja por vir, este movimento da Nintendo sinaliza uma intensificação de sua postura contra emuladores e pirataria, à medida que se prepara para lançamentos futuros.