Notas da Comunidade do Twitter no Brasil causam polêmica entre políticos

Recurso colaborativo de checagem de fatos tem desmentido falas enganosas e aumentado a transparência no ambiente virtual.

- 2 min de leitura
Notas da Comunidade do Twitter no Brasil causam polêmica entre políticos
Google News Telegram

O Brasil passou a ter acesso às Notas da Comunidade (Community Notes) do Twitter, um recurso que tem gerado polêmica entre políticos brasileiros. A função, que consiste em uma forma colaborativa de checagem de fatos, permite que os usuários cadastrados deixem uma nota sobre qualquer tweet. Se um número suficiente de colaboradores adicionais marcar a nota como útil, ela passa a ser exibida publicamente para que todos vejam.

Embora a novidade tenha aterrissado em países como Austrália, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido no início do ano, o Brasil é o primeiro país que não tem o inglês como língua oficial a ter acesso ao recurso. O objetivo das Notas da Comunidade é combater a desinformação ao inserir contexto a tweets potencialmente enganosos, construindo um ambiente mais bem informado e equilibrando a disseminação de conteúdo falso com o dilema sobre retirada de posts e liberdade de expressão.

No entanto, o novo recurso tem se tornado um pesadelo para políticos brasileiros, especialmente aqueles que a mídia costuma passar pano para suas atitudes. As Notas da Comunidade têm viralizado em prints no Facebook, mostrando notas que desmentem falas de políticos do “Lado do Amor”. Os usuários têm aproveitado a ferramenta para marcar as falas enganosas e deixar notas explicando a situação.

Embora muitos políticos estejam preocupados com o impacto das Notas da Comunidade em suas imagens, os usuários estão empolgados com a nova ferramenta. Alguns afirmam que ela é uma forma de aumentar a transparência e responsabilizar aqueles que espalham desinformação. Com a chegada do recurso ao Brasil, espera-se que mais pessoas se juntem à comunidade e ajudem a construir um ambiente mais bem informado e menos propenso à disseminação de conteúdo falso.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode