O que é burn-in e como prevenir e até corrigir esse efeito fantasma

Aprenda o que é o famoso burn-in na tela dos smartphones e monitores

- 3 min de leitura
Google News Telegram

Screen burn-in, imagem burn-in ou imagem fantasma, é quando uma imagem ao ficar por muito tempo exposta em uma tela, acaba descolorindo ou queimando o espaço onde era mais iluminado, fazendo com que exista um reflexo da imagem que permaneceu por muito tempo na tela, mesmo que esteja sendo exibida outra imagem.

Efeito burn-in na tela do celualar

O que causa burn-in

O burn-in é causado pelo uso não uniforme de pixels na tela, como a exibição de imagens que não se movem como textos ou gráficos. Isso causa a impressão de um reflexo fantasma destas imagens, de forma incômoda por degradar outras imagens na tela. Ainda em outros casos mesmo que a imagem anterior não seja exibida ainda pode ocorrer uma degradação visível da tela onde ela se torna diferentemente luminosa em determinados espaços receberem mais luz com o tempo.

O tempo para que o efeito burn-in aconteça depende de vários fatores como material que constitui a tela de um celular, tablet, ou monitor, e também o tempo de uso destes dispositivos além do tempo de exibição de luminosidade em seus pixels de forma constante. Assim em determinadas telas, dependendo também da sua qualidade determinante dos fatores descritos anteriormente, algumas telas com poucos dias de uso já podem serem afetadas pelo efeito burn-in.

O efeito de imagem fantasma causado pelo efeito burn-in já é conhecido desde de os monitores de tubo CRT, e principalmente nas telas de plasma onde eram mais visíveis os efeitos de uma imagem ficar exposta por muito tempo. E até hoje telas de LCD, e LED mesmo com seus muitos fatores de proteção podem ser afetadas com o tempo pelo efeito da imagem fantasma.

Como prevenir e até corrigir burn-in

Muitos celulares, tablets e outros dispositivos modernos como monitores de LED, já possuem uma espécie de proteção natural de fábrica em seu próprio software, que para corrigir o tempo de exibição de uma determinada imagem fixa na tela, por si mesmo movem a imagem ligeiramente de forma praticamente imperceptível a fim de diminuir o efeito da queima dos pixels da tela. Mas mesmo usando este método em alguns casos o efeito burn-in pode acontecer, e o único método legível até hoje para corrigir ou amenizar o problema, tornando a imagem fixa menos ou totalmente imperceptível é o uso de software que alterna o uso de cores na tela. Estes softwares usam um padrão que praticamente realiza o efeito de queima dos pixels por completo, que apesar de tornar a tela menos luminosa do que quando veio de fábrica, não vemos mais as imagens fantasmas na maioria dos casos de sucesso do software. Hoje para cada tipo de sistema operacional já existem programas para tentar corrigir ou amenizar as imagens fantasmas na tela, sendo bastante conhecidos os aplicativos para correção de burn-in para Android facilmente encontrados no Google Play.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.

Categorias

Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode