Aplicativos Android para economizar bateria deixam o aparelho mais lento – Entenda!

Devo usar aplicativos para economizar bateria no Android? Qual a melhor opção para economizar bateria?

- 3 min de leitura
Aplicativos Android para economizar bateria deixam o aparelho mais lento – Entenda!
Google News Telegram

Seu celular está descarregando muito rápido, demora para carregar e você deseja usar um aplicativo para fazer a bateria do celular durar mais durante o dia. Será que esse aplicativos funcionam? É recomendável em todos os casos? Duvidas como essa sempre surgem, e a Seletronic está aqui para te ajudar nesta também.

App’s que dizem economizar bateria deixam o celular lento e travando

Quando se diz que um software (Aplicativo), tem a capacidade de fazer alguma alteração no desempenho do Hardware (peças do aparelho), é bom se perguntar como exatamente este programa atua para realizar esta façanha. E se existe algo que poucos percebem é que ao usar aplicativos para economizar bateria, estes acabam deixando o Android lento e travando.

Isto ocorre pois não é possivel um aplicativo fazer mágica e simplesmente a bateria durar por muito mais tempo. Então o que ele faz é impedir que o sistema funcione com todos os seus recursos, o que diminui muito o gasto de bateria do seu Smartphone. Ou seja, aplicativos que são feitos para economizar energia da bateria, simplesmente cortam o processamento de dados do aparelho quase que pela metade, muitos deles até mesmo desativando alguns núcleos dos processadores do aparelho, como no caso de celulares e tablets dual-core, quad-core e octa-core (dois núcleos, 4 núcleos, e 8 núcleos de processador). Em alguns casos desativando redes móveis que também gastam muita energia. Mas em resultado de fazer o processamento do aparelho diminuir pode ser que o usuário culpe o sistema Android, a marca do aparelho, ou outros ao invés de saber que quem deixa realmente o celular lento e travando são este aplicativos em alguns casos de lentidão.

O que fazer neste caso?

Agora que sabe da realidade sobre aplicativos que poupam bateria nos smartphones, cabe a você continuar ou não usando eles, mesmo sabendo que vai ter um desempenho muito inferior ao que o aparelho foi construído para ter. Se você quer ter melhor desempenho da bateria, o que pode fazer é verificar se existe outros aplicativos que rodam em segundo plano, como jogos, limpadores de sistema e outros. Alem disso diminuir o brilho da tela e ficar com ela o menor tempo ligado possivel vai economizar e muito sua bateria. Mas para todos os fins, caso sua bateria esteja realmente durando muito pouco tempo, pode ser que esteja na hora de ser substituída. Alguns aparelhos ao terem a bateria trocada podem ter um tempo de duração muito maior do que o de uma bateria usada, podendo durar até 5 vezes mais tempo em muitos casos.

Note que não dissemos em hipótese alguma que estes aplicativos para economizar bateria não funcionam realmente, mas que se você decidir usa-los é bom ter em mente que não vai ter todo o desempenho do seu aparelho.

E no seu caso, vai continuar usando?

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode