O que é Shareware

Entenda tudo sobre Sofwares Shareware - Definição e Significado - Licença do software

- 3 min de leitura
O que é Shareware
Google News Telegram

Shareware é um termo em inglês que diagnostica um software distribuído de forma gratuita com alguma limitação. Normalmente softwares considerados Sharewares são versões de avaliação de programas pagos, distribuídos de forma gratuita somente para teste e com o funcionamento básico ou limitado. Essa é uma estratégia para fazer com que o usuário tome gosto pelo programa a fim de executar a compra para desbloquear todas as funcionalidades, ou para poder continuar utilizando o programa por tempo indeterminado, visto que em alguns softwares Sharewares o programa também pode vir com limitação do tempo de utilização, obrigando o usuário efetuar a compra para poder continuar utilizando este software.

Um pouco mais e alguns exemplos

Se você já baixou algum aplicativo para celular que tivesse funções limitadas e para poder desbloquear todas as funções era necessário comprar uma versão Pró, você simplesmente estava utilizando uma versão Shareware. Ou se você já baixou um programa para computador, como os famosos programas de 30 dias de utilização, e no fim deste período o programa passou a bloquear determinadas funções ou foi bloqueado por completo te obrigando a efetuar a compra, este é um outro exemplo de Shareware.

Críticas ao Shareware

Como aprendemos acima o Shareware, não passa de uma divulgação do programa, com finalidade de atrair compradores do software, dando um período de tempo para usuários se familiarizarem com suas funções e verificar se ele atende aos seus requisitos. Na maioria dos programas Sharewares no final do período de testes, ao tentar utilizar o programa os usuários são notificados constantemente com mensagens requerendo que usuário compre definitivamente o programa, o que torna muitos programas Sharewares alvo de críticas e de uma margem de abandono significante. Além do mais quando o programa passa a funcionar de forma limitada isto se torna o incômodo muito grande para usuário, principalmente para usuários domésticos que acabam optando por testar outro programa com as mesmas funcionalidades, recorrendo na maioria das vezes a softwares Freeware, que diferente dos Sharewares, são programas gratuitos que não implicam em aquisição ou pagamento de royalties.

Note que um software Shareware está protegido por direitos autorais, e continuar utilizando o programa de forma não licenciada após o término do período de testes, implica infringir os direitos do autor, caso na licença de uso do software não esteja atribuído a permissão para efetuar o uso deste software mesmo que de forma limitada após o período de avaliação.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.

Categorias

Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode