Seletronic

O que é Talkback, para que serve?

Aprenda sobre um recurso nativo do Android feito para ajudar deficientes visuais

Talkback é um recurso padrão na maioria dos aparelhos com sistema operacional android que visa ajudar deficientes visuais. Este recurso funciona de modo a ajudar pessoas com perda parcial ou total da visão, fazendo o aparelho falar qual opção foi tocada antes de abrir a opção, entenda mais a baixo sobre o funcionamento do Talkback.

Como funciona o Talkback

Muitas vezes ativar o Talkback sem querer pode confundir o usuário normal fazendo-o pensar que o touch screen do aparelho não funciona. Mas o que realmente ocorre é que ao ativar essa opção o aparelho não funciona mais da forma normal, isto por que o Talkback exige um modo diferente para deslizar a tela e para abrir aplicativos, tornando o uso mais facil para deficiente visuais. No modo Talkback para controlarmos o aparelho devemos lembrar que:

  • Para deslizar a tela temos que usar dois dedos.
  • Para abrir uma opção temos que tocar uma vez para selecionar e assim o aparelho diz o nome do aplicativo ou opção escolhida. E depois dar mais dois toques na opção selecionada para abri-la.

O modo Talback funciona dessa forma pois quando uma pessoa com problema de perca de visão usa o parelho tem que ter certeza de onde tocou. E se estiver correto a opção escolhida só assim e confirmado com os dois toques.

Ainda bem que exite uma função tão boa para poder ajudar pessoas que precisam usar o celular ou tablet quando tenham problemas visuais.

Siga-nos no Facebook

Deixe seu comentário