Mensagem: Seu aparelho Android está infectado. É verdade?

Alerta de falso virus! Aplicativos e sites tem informado sobre o seu celular ou tablet Android estar infectado por vírus, e muito lento. Saiba a verdade sobre isso:

- 4 min de leitura
Mensagem: Seu aparelho Android está infectado. É verdade?
Google News Telegram

Aplicativos e sites tem alertado os usuários dizendo que o o android está infectado por vários vírus, e algumas mensagens mais alarmantes dizem que seu navegador esta fortemente danificado por 4 vírus android. Uma coisa que muito nos preocupa hoje em dia na era digital é que nossos dados sejam roubados, e que alguém venha fazer uso não autorizado de nossas informações pessoais para nos prejudicar. Assim temos medo que roubem nossas senhas, como do Facebook, Email, e até mesmo nossos dados bancários.

Em muitos casos, para quem tem fotos e vídeos íntimos em seu aparelho também é bem preocupante quando lemos que nossas informações estão em risco, e podem vazar pela internet. Recentemente publicamos uma matéria que mostra o perfil de usuários que devem ou não devem usar antivírus no aparelho, mas ainda surgem dúvidas quanto a mensagens que alguns usuários recebem em seus aparelhos toda vez que usa um site, dizendo que seu aparelho está lento ou infectado por vários vírus. Muitos desses sites criam um alerta tão bem elaborado que parece mesmo que é o próprio sistema do celular que está nos dando um alerta, enquanto tudo não passa de uma armação. Alguns desses sites mostram até mesmo a marca e modelo do aparelho android e diz que o celular tem um numero especifico de vírus.

Porque aparece essa mensagem de vírus no Android?

Para ficar bem esclarecido, essa mensagem não passa de uma propaganda enganosa que visa lhe fazer usar um antivírus ou acelerador de sistema de alguma empresa. Normalmente estes anúncios se abrem sozinhos dependendo do site que você visita e fazem o aparelho vibrar, com um sinal de alerta bem alarmante. Normalmente isto ocorre em sites de pirataria, blogs de baixa qualidade e sites de conteúdo adulto para celulares. Veja um exemplo de páginas com falso alertas de vírus que são abertas automaticamente na imagem a baixo:

falso-virus-android-exemplo

 

Mas seria necessário fazer algo a respeito desta mensagem?

Não, isto não passa de uma mensagem falsa, um site não pode invadir pastas do sistema do celular para dizer se existe ou não vírus nela, apenas feche a janela, ou aba. Jamais instale qualquer tipo de aplicativos que faça este tipo de anúncio forçado e mentiroso, que abre abas no seu navegador sem sua permissão. São geralmente de empresas que estão desesperadas em instalar coisas em seu celular para que eles ganhem dinheiro nas suas custas. São aplicativos que prometem deixar o celular mais rápido e seguro, mas fazem justamente o contrário. Estes aplicativos deixam o celular muito mais lento, e muitas vezes fazem o navegador abrir toda hora em uma página de anúncio do mesmo tipo, para eles ganharem dinheiro com publicidade. Mesmo que você seja direcionado para uma página do Play Store, onde todos dizem que todos os aplicativos são bons e seguros, não instale estes apps. Não que eles não sejam seguros, mas isso seria dar continuidade a uma técnica intrusiva para conseguir clientes.

Preciso usar um antivírus no meu celular?

Um antivírus no celular pode trazer mais comodidade ao usuário, além de deixar nossa consciência mais tranquila. Apesar de ser muito difícil pegar um vírus no celular se você é um usuário tradicional que só instala apps do Google Play, caso tenha interesse pode encontrar alguns bons antivírus gratuitos para android aqui: Baixar antivírus para Android.

E você já foi vítima destas chatas mensagem falsas que abrem janelas, ou abas no navegador durante a visita a algum site?

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode