Seletronic

Android Things a solução Google para internet das coisas

Conheça o sistema Android Things feito com foco em segurança para internet das coisas

Como todos sabem o sistema operacional Android executado no seu smartphone pode ser executado em muitos outros dispositivos, como televisores, Chromebook, e até mesmo em um microondas. Porém a Google lançou oficialmente o seu sistema operacional Android projetado para internet das coisas oficialmente no dia 7 de Maio de 2018, tendo este novo sistema operacional chamado Android Things 1.0 foco em segurança.

Android Things Imagem Seletronic Backgroud

Desta forma o Android Things é a grande solução da empresa Google para um dos maiores problemas de segurança enfrentado por todos os dispositivos que já são utilizados para internet das coisas, que é diversas empresas em uma corrida para projetar algo que funcione sem se preocupar com brechas de segurança que podem afetar os usuários expondo-os a ataques de crackers pela vulnerabilidade de dispositivos e sistemas inseguros feitos a pressa.

Android Things Logo

O sistema operacional Android Things é simplesmente o mesmo Android executado no seu celular, porém desta vez com seu foco em segurança a própria Google explica que esta versão do sistema operacional é padronizado e fechado no qual as parceiras não poderão mexer, eliminando um dos maiores problemas de segurança do Android que é quando as fabricantes não desejam distribuir a atualização do sistema operacional para os dispositivos. Os interessados a criarem seus dispositivos para internet das coisas utilizando o sistema Android Things poderão apenas criar aplicativos para o sistema, e toda a parte da atualização fica por conta da própria Google que promete 3 anos de atualizações grátis para os dispositivos que utilizam seu sistema. Mas se a preocupação é ter um dispositivo desatualizado em três anos saiba que a Google também menciona que após esse período existem “opções adicionais para suporte estendido”.

Hardware padronizado

Sendo o Android Things um sistema operacional que vai ser atualizado pela própria Google, a empresa também padronizou o suporte de hardware para executar o seu sistema operacional de IoT. E com a primeira versão do sistema Android Things 1.0 o Google está se certificando em módulos de sistema baseados em tecnologia conhecida como o NXP i.MX8M, Qualcomm SDA212, Qualcomm SDA624 e MediaTek MT8516, que são peças maiores e mais baratas, onde as empresas de eletrônicos que as utilizarem poderão esconder essas placas em qualquer produto maior, como telas inteligentes, alto-falantes, geladeiras e muitos outros.

Para entender melhor sobre o funcionamento desses hardwares pré-estipulados, podemos chamá-los de mini computador que é basicamente CPU, RAM, armazenamento, Wi-Fi e E/S. E quanto aos nomes citados como o SDA212 temos um dispositivo equipado com um processador Snapdragon 212, que é um equivalente a um smartphone de linha inferior na atualidade, onde este mini computador possui 1GB de RAM, 4GB de armazenamento, Wi-Fi, Bluetooth e muitas opções de expansão, todas comprimidas em uma placa de 50 mm x 46,5 mm (1,96 pol x 1,83 pol), sendo este hardware chamado de Intrinsyc Open-Q 212A, que você pode ver na figura a seguir:

Mas se precisamos de um hardware com mais potência para execução de tarefas mais pesadas podemos contar com um SDA624 equipado com processador Qualcomm Snapdragon 624, que é muito mais rápido.

Entre os primeiros dispositivos a serem equipados com o sistema operacional Android Things temos as Smart Telas ou Smart displays como alguns preferem dizer, como por exemplo os Displays inteligente do Google Assistant, que serão lançados no final deste ano pela Lenovo, JBL e LG, como mostra a foto a seguir:

Monitor inteligente do Google Google Assistant Lenovo

Em tudo isso podemos dizer que estamos numa corrida operacional para um novo mundo de possibilidades oferecida pela internet das coisas, e muitos outros dispositivos e novidades em sistemas para IoT ainda estão por vir e esta versão do Android se mostra promissora em requisitos de segurança. E você o que achou das primeiras impressões do Android Things ?

Seguir Também

Deixe seu comentário

seledroid gif
Fórum Seletronic
Seletronic - Youtube
Noticias Tecnológicas
Tudo Para Android
Tudo Para Windows
Ferramentas Online
Sobre Corporativo