O que é e Hard Brick, Soft Brick e Full Brick

Entenda o significado destes nomes comuns no dia a dia de técnicos em manutenção de celulares e amantes de Custom Rom's, e veja se seu caso tem concerto!

- 4 min de leitura
O que é e Hard Brick, Soft Brick  e Full Brick
Google News Telegram

Criamos este post exclusivo para explicar o significado de  Hard-Brick e Soft-Brick, que é um problema bastante comum na vida de quem faz alterações no sistema do celular, bem como a troca de ROM’s, e atualizações não oficiais que são as famosas Custom ROM’s. Muito provavelmente você está lendo esta matéria da Seletronic agora pois está passando por um problema no seu celular ou tablet que foi diagnosticado como Hard-Brick ou Soft-Brick e quer saber se tem concerto. Mas existe uma grande diferença entre os dois e um dos casos tem uma simples solução. Acompanhe tudo logo abaixo:

O que é Soft Brick

Soft-Brick é geralmente quando o smartphone está preso em um bootloop, por um erro de software que normalmente pode ser a falta ou corrompimento de um arquivo para iniciar o sistema, ou outro erro de software facilmente corrigível decorrente de uma tentativa de troca de sistema, atualização, instalação de Sistema personalizados (Custom ROM’s).

Como resolver Soft-Brick

A primeira coisa a se perguntar sobre resolver um Soft-Brick, é qual foi a ultima coisa que você fez antes de aparecer o problema. Veja alguns problemas e soluções na lista a baixo:

Celular ou tablet ficou travado na tela inicial depois de instalar uma Custom ROM: é bom se perguntar se você instalou o sistema correto para seu celular ou tablet. Muitas pessoas inexperientes assistem algum vídeo do Youtube sobre como atualizar qualquer Android, e seguem os passos do tutorial sem primeiro ver se estão realmente baixando o sistema correto para aquele aparelho. Em muitos casos a solução é instalar um sistema compatível com o aparelho ou a Stock ROM.

Instalei a ROM correta para o aparelho mas ele ficou travado na tela inicial: Neste caso pode nem ser um Soft-Brick que precise de reinstalar a ROM. Talvez dados antigos ainda estão impedindo o aparelho de ligar. Faça um Hard Reset que em 90% dos casos funciona.

Celular ficou travado depois de fazer Root: O root pode causar um Soft-Brick caso seja efetuado de uma maneira incompatível com seu aparelho e sistema. Neste caso reinstale a ROM Stock, mas antes tente um Hard Reset.

Outo problema não listado: Pergunte no Fórum Seletronic e a comunidade vai te ajudar!

O que é Hard Brick

Hard Brick é quando normalmente o dispositivo nem mesmo inicializa depois de alguma alteração dos seus Sofwares e também pode ser chamado de Full Brick. Normalmente isto ocorre ao instalar um sistema totalmente incompatível com o aparelho, que impede o sistema de se comunicar com o Hardware. Em alguns casos apenas técnicos com as ferramentas apropriadas pode arrumar um aparelho neste caso, usando um JTAG  para restaurar o Kernel que permite que o software dos aparelhos interaja com o hardware. Existe uma parte do Kernel chamada “bootclasspath” que assim como a bios do computador é responsável por dar o arranque do sistema, também chamado de boot.

Como resolver Hard-Brick

Se seu celular não liga: Se você instalou um sistema errado e seu aparelho não liga mais, a saída é levar a algum técnico experiente no assunto. Alguns que não possuem os equipamentos e softwares necessários costumam dizer que a unica solução para todos os casos é trocar a placa inteira do dispositivo.

Seu celular liga: Antes de levar a qualquer técnico, é bom procurar sobre pessoas que tem o mesmo problema que o seu, e ver se seu caso tem solução, pois  se seu aparelho ainda está ligando é um bom sinal. Note que para cada caso e aparelho diferente, existe um solução diferente. Você pode obter ajuda em fóruns como o Fórum Seletronic.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.

Categorias

Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode