Seletronic

O que é Hard Reset e Soft Reset e como fazer?

Aprenda a simples diferença de Hard Reset e Soft Reset, saiba se deve ou não fazer e quando!

Muitos já o fizeram, mas não conhecem por nome. E você sabe a diferença do que é Hard Reset e Soft Reset? Para quem já está a algum tempo ligado no mundo digital dos celulares e tablets, e para aqueles principalmente acostumados a jogar vídeo games, já estão familiarizados com a palavra Reset, que proveniente do inglês, tem como significado resetar, reiniciar, restabelecer, recompor. Todos os dois estão ligados a um factory reset, ou reset de fabrica em português.

Definitivamente quando nos referimos ao Termo Hard Reset, e Soft Reset, estamos nos referindo a voltar o sistema de um aparelho a um estado inicial. Ou seja, ambos servem para voltar seu celular ou outro dispositivo as configurações de fábrica. Mas existem diferenças de segurança e de acesso para essas duas opções, sendo cada uma delas recomendadas para seu caso específico. Fique atento aos detalhes:

Aprenda a diferença de Hard Reset e Soft Reset

O que é Hard Reset e para que serve?

O Hard Reset, traduzido quer dizer resetar em modo pesado, rígido ou difícil. Esta opção em geral é acessada com o parelho desligado, apertando um sequência secreta de teclas. Este processo visa restaurar completamente o sistema operacional do dispositivo , para eliminar qualquer erro pela raiz. Este método apaga tudo o que estiver instalado no telefone, restaurando o sistema aos mesmos padrões de fábrica. Neste caso o sistema operacional e totalmente reinstalado no seu celular após alguns passos, que geralmente envolve apertar uma seqüência secreta de teclas para entrar em modo Recovery no aparelho, ou seja, em modo de recuperação.

Quando o Hard Reset e recomendável?

  • Quando o sistema está infectado por vírus.
  • Lento ou travando.
  • Apresentando erros, como aplicativos que se fecham sozinhos.
  • Quando o celular, tablet ou outro dispositivo esta tendo bugs constantes.
  • Quando não liga completamente, ou fica travado na tela de início, geralmente com a logo da fabricante.

Atenção antes de fazer um Hard Reset é preciso saber que ele é um procedimento que apaga todas as fotos, vídeos, músicas, jogos e contatos.

O que é Soft Reset e para que serve?

O significado de Soft Reset, tem haver com reset fácil, ou leve, pois é menos intrusivo ao sistema operacional do aparelho em questão. É um modo de voltar o celular, tablet ou outro dispositivo ao estado padrão de forma mais fácil e mais rápida, mas nem sempre é tão eficaz quanto o Hard Reset. Isto ocorre pois e necessário entrar dentro do menu de configuração do aparelho, e pedir ao sistema final para reiniciar o aparelho em modo de restauração. Este método para resetar o aparelho não é tão eficaz, pois muitas vezes algum erro geralmente causado por aplicativos, ou outro erro desconhecido do sistema impedem o aparelho de chegar ao sistema para podermos fazer o Soft Reset, que consiste em formatar o aparelho via menu de configuração. Então se o aparelho estiver travado na tela inicial, ou reiniciando toda hora antes de chegar na área de trabalho, ou tela de funções do aparelho não é possivel formatar o android via menu.

Quando o Soft Reset e recomendável?

  • Quando o aparelho está funcionando normalmente, mas você quer limpar a memória dele para vende-lo ou passa-lo para outra pessoa.
  • Quando você quiser excluir todos os itens da memória do aparelho, como contatos, músicas, jogos e aplicativos.
  • Quando quer melhorar o desempenho do aparelho que está lento por ter muita mídia em sua memória.

Que saber mais sobre Hard Reset?

Temos duas opções! A Seletronic criou um Fórum exclusivo para falar sobre Hard Reset, e também temos uma parte do site que ensina como fazer o Hard Reset em vários modelos de celulares Android. Escolha a opção logo a seguir:

Hard Reset – Fórum Seletronic

Como fazer Hard Reset em vários Celulares



Deixe seu comentário

Curta nossa página