O que é um arquivo APK?

Aprenda o que é um arquivo APK para Android

- 3 min de leitura
O que é um arquivo APK?
Google News Telegram

APK é uma extensão de arquivo de um pacote de instalação de aplicativo para sistema Android. Ele permite que um aplicativo ou jogo seja instalado no celular ou tablet sem precisar acessar a Google Play Store, que é a loja de aplicativos oficial para o sistema Android.

Um arquivo APK consiste em um arquivo compactado em .zip e renomeado para .apk para que o sistema Android possa reconhecer e diferenciar o pacote de instalação de aplicativo dos demais arquivos .zip’s. Dentro de um arquivo APK pode conter outros diversos arquivos, como imagens, arquivos de textos, arquivos XML, e outros aquivos provenientes de código de programação em Java, ou outras linguagens de programação usadas para criar aplicativos para Android.

O termo APK vem do inglês Android Package  que quer dizer pacote Android, ou seja, um pacote de instalação de aplicativo!

Como instalar APK no Android

Outa duvida muito comum é sobre como fazer a instalação desse pacote instalador de aplicativos no Android. Já preparamos uma mateira exclusiva sobre o assunto no link a seguir: Como instalar APK no Android.

Quais os riscos de se instalar um arquivo APK no Android

O grande perigo em instalar um APK é justamente confiar em qualquer fonte que te permita fazer o download de aplicativos nesse formato. Portanto jamais instale um APK se voce não confia 100% no site onde está baixando o arquivo.

Tome cuidado com sites que oferecem aplicativos que deveriam ser pagos de forma gratuita. Estes sites podem instalar ocultamente junto com o aplicativo algum código malicioso para roubar informações e ou ganhar dinheiro usando o aparelho.

Outro exemplo de sites perigosos são sites adultos, e sites de filmes online grátis. Esses sites costumam inserir propagandas que pedem ao usuário para baixar aplicativo maliciosos. Normalmente essas propagandas dizem que seu aparelho está infectado, ou tem outros problemas de software, e que esses problemas podem ser corrigidos baixando o arquivo. Jamais baixe nada de sites assim.

Onde baixar aplicativos em APK de forma segura

Existem muitos sites que fornecem aplicativos grátis em formato APK de forma totalmente segura, depois de ser analisado por sua equipe. Um bom exemplo disso é a Seletronic Play, que possui aplicativos grátis para Android e outras sistemas operacionais.

O APK e a pirataria de software

Hoje em dia com a facilidade de fazer um backup de qualquer aplicativo instalado no sistema e compactá-lo no formato APK, muitos tem aproveitado desse recurso para fazer um pacote de instalação de aplicativos pagos e distribui-los de forma não autorizada. Por isso jamais baixe arquivos desse tipo sem ter certeza se isso é legal ou não.

Conclusão sobre arquivos de extensão APK no Android

Quando alguém te perguntar o que é um arquivo APK, responda:

APK é um pacote de instalação de aplicativos para sistemas operacionais Android. O APK pode ser perigoso se baixado em lugares suspeitos pois é uma compilação de um código de programação em Java, e pode conter conteúdo malicioso. Assim se baixar um arquivo errado pode ter consequências como vazamentos dos seus dados e até mesmo pode danificar seu aparelho. Caso tenha alguma duvida sobre aplicativos poste no Fórum Seletronic.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.

Categorias

Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode