Resolver Erro “Sobreposição de tela detectada” Android

Aprenda a resolver o erro de sobreposição de aplicativos no seu Android

- 7 min de leitura
Resolver Erro “Sobreposição de tela detectada” Android
Google News Telegram

O erro de sobreposição de tela tem deixado usuários do sistema Android  sem paciência. Pensando nisso a Seletronic resolveu criar um tutorial para resolver este problema de uma vez por todas. A tecnologia de sobreposição de tela presente nas versões mais atuais do sistema Android serve para deixar o sistema mais cômodo, mas como muitas tecnologias muito recentes apresenta falhas e bugs em alguns aplicativos, o que impede a utilização normal deles. Para resolver o erro sobreposição de tela detectada siga esses passos da Seletronic.

Entendendo o erro “Sobreposição de tela detectado”

Este erro de sobreposição de tela que tem deixado alguns usuários do sistema Android com problemas para usar determinados aplicativos ocorre quando repentinamente o sistema lança notificações ao tentar utilizar determinado aplicativo. E de acordo com a versão do sistema e seu idioma veremos a mensagem:

  • Sistema em português: “Sobreposição de tela detectado”.
  • Sistema em inglês: “Screen overlay detected”.

Note que isto ocorre normalmente quando vamos utilizar algum aplicativo flutuante, do tipo que não usa as convencionais janelas, mas também pode atrapalhar o uso de muitos outros aplicativos. Pois ao tentar utilizar o aplicativo o mesmo solicita permissões de uso, mas não é possível definir essas permissões por conta de um erro desconhecido. Entre um dos aplicativos que mais causam este erro está o App do Messenger do Facebook. Assim para solucionar este problema existem vários métodos que podem ser adequados para cada aparelho. Se um método não funcionar tente o outro.

Corrigir Erro “Sobreposição de tela detectada”: – Método 1

Neste primeiro método que pode solucionar casos mais simples do erro de sobreposição de tela no Android, faça o seguinte:

  • Primeiro acesse Configurações e em Configurações acesse Aplicativos.
  • Estando na lista de aplicativos do celular toque em Opções representado por três pontinhos no canto superior direito.
  • Agora toque em “Redefinir preferências“.
  • Reinicie o Smartphone.

Muitas vezes essa simples redefinição de preferências pode corrigir o problema, mas caso não corrija no seu caso passe para o próximo passo.

Corrigir Erro “Sobreposição de tela detectada”: – Método 2

No segundo método para corrigir o problema de sobreposição de aplicativos, o primeiro passo será encontrar os aplicativos que solicitam a permissão de sobreposição de tela do sistema para poder resolver o problema. Então primeiro vamos a lista de aplicativos que solicitaram essa permissão fazendo o seguinte:

Em celulares da Samsung

  1. Abra as Configurações do sistema.
  2. Toque no ícone da lupa no canto superior direito.
  3. Agora pesquise por “sobrepor outros apps” e toque nesta opção.

Outros modelos

  1. Abra configurações do sistema.
  2. Toque em aplicativos.
  3. Toque no ícone de Engrenagem que fica no canto superior direito.
  4. Agora basta tocar em “Sobrepor a outros apps”.

Em qualquer modelo ao seguir os passos acima e chegar na opção “Sobrepor outros Apps“, nós vamos selecionar o aplicativo problemático nesta lista e Desativar a permissão para eles. Normalmente os plicativos problemáticos são aqueles que criam uma bolha que sobrepõe tudo na tela como o aplicativo Messenger do Facebook, Google Tradutor, e outros. Alguns aplicativos que também alteram funções do sistema, alterando brilho e as cores da tela também devem ser considerados com problemas de sobreposição. Para facilitar vamos listar abaixo alguns dos aplicativos que mais tem dado problemas quanto a sobreposição de tela:

  • CleanMaster
  • MX Player
  • ES File Explorer
  • Du Speed Booster
  • Apps de “FlashLights” e apps de Lanternas.
  • Aplicativos de controle de Brilho.
  • Facebook Messenger.
  • Whatsapp

Continuando o precedimento do método 2

  • Depois de desativar a permissão de sobreposição de tela para o aplicativo, abra-o novamente.
  • Caso seja solicitado novamente se você deseja permitir que este aplicativo sobreponha outros aplicativos, é melhor negar a permissão, a não ser que seja obrigatório neste aplicativo. Neste caso basta redefinir a preferência dele novamente e quando for indagado se deseja dar a permissão conceda-lhe.
  • Note que no caso de alguns aplicativos, por não estar em conformidade com essa nova tecnologia de sobreposição de tela, pode ser que a única opção para esse aplicativo parar de apresentar problemas e conflitos com outros aplicativos seja desinstalação do aplicativo.

Corrigir Erro “Sobreposição de tela detectada”: – Método 3

Neste método vamos fazer a redefinição das permissões do aplicativo em modo de segurança. Em alguns casos não é possível redefinir as permissões de sobreposição de tela estando no sistema em modo normal. Desta forma siga os passos abaixo para redefinir em modo de segurança:

Corrigir Erro “Sobreposição de tela detectada”: – Método 4

Em muitos dos casos esse foi o único método que realmente solucionou o problema de sobreposição de tela, e consiste em usar um aplicativo e foi justamente feito para dar um basta neste bug que tem afetado o sistema de sobreposição de tela em alguns smartphones Android. veja como fazer:

  • Antes de tudo obviamente baixe e instale o aplicativo: Install Button Unlocker .
  • Abra o aplicativo e ligue o interruptor representado por uma bolinha vermelha no canto superior direito.
  • Depois de fazer isso você vai ser redirecionado para as configurações de acessibilidade onde você deve ativar a permissão para o aplicativo Install Button Unlocker.
  • Se precisar reinicie o aparelho.
  • Apenas fazendo isso o seu problema com erro de sobreposição de tela no Android deverá ser resolvido.

Corrigir Erro “Sobreposição de tela detectada”: – Método 5

Essa é uma das dicas mais simples, e neste caso nem precisamos de um passo a passo detalhado. O problema com erro de sobreposição de tela no Android é mais recorrente de versões mais antigas do sistema, tecnicamente a partir do Android 6.0 Marshmallow. Assim em versões posteriores o erro pode ter sido corrigido total ou parcialmente como relatam alguns usuários. Neste caso você pode verificar se existe atualização para o seu sistema Android. Ao fazer a atualização muito provavelmente o seu sistema vai deixar de apresentar alguns dos bugs das primeiras versões que usam tecnologia de sobreposição de tela. Segundo alguns comentários a partir do Android 7.0 Nougat e 8.0 Oreo já não existem mais este bug de sobreposição de tela.

Acabamos de ver em mais um tutorial da Seletronic com diversas maneiras que podem resolver de uma vez por todas o erro de sobreposição de tela detectado no sistema Android. Como nosso interesse é realmente ajudar a todos os nossos queridos leitores da Seletronic, pedimos que caso você saiba algum outro método para resolver este erro que está incomodando tanto alguns usuários do sistema Android, por favor deixe o seu método nos comentários. Assim nós iremos analisar e caso necessário iremos atualizar a noticia com essas novas dicas.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode