Como denunciar plágio e violação de direitos autorais ao Google

Aprenda a remover URL de quem copiou seu conteúdo dos resultados do Google

- 5 min de leitura
Como denunciar plágio e violação de direitos autorais ao Google
Google News Telegram

Não é novidade que o Google leva a sério a prática de cópia de conteúdo, e simplesmente não dá relevância para páginas que copiam a matéria de outras fontes e republicam em seus blogs ou sites. No entanto caso você esteja sendo afetado por alguém que copiou qualquer conteúdo seu, seja o texto ou imagem sem sua autorização, existe um jeito de denunciar plágio ao Google para que o conteúdo infrator seja removido da pesquisa. E nessa matéria nós vamos mostrar onde fazer a denúncia de plágio ao Google e como enviar essa denúncia para remover um resultado da pesquisa quando um site copia seu conteúdo de texto ou imagens sem permissão, mesmo sabendo que existem bancos de imagens grátis para usar em sites.

Como denunciar plágio de cópia de conteúdo na pesquisa do Google

Há um tempo atrás existia um formulário para denunciar cada tipo de resultado da pesquisa do Google, como exemplo se você desejasse fazer uma denúncia para Blogger/Blogspot existia um campo especial para fazer essa denúncia, e para sites hospedados havia outro lugar especial para fazer essa denúncia. Felizmente hoje é muito mais fácil encontrar em uma só página todos os tipos de denúncias possíveis para produtos do Google. Neste caso na página de denúncia você pode denunciar Blogger/Blogspot, Google+, Pesquisa Web do Google, Um Anúncio do Google, Google My Business (críticas, perguntas e respostas e fichas de empresa), Drive e Documentos, Google Play – Música, Google Play – Aplicações, Google Shopping, Pesquisa de imagens do Google, Google Photos e Álbuns do Picasa, YouTube e muitos outros produtos na opção “Ver mais produtos”. Para encontrar todas essas opções de denúncia você pode acessar a página https://support.google.com/legal/troubleshooter/1114905, mas vamos nos concentrar em um Resultado de pesquisa, como exemplo principal desta postagem. Veja como fazer:

Como remover plágio da pesquisa do Google

Como dissemos anteriormente, esta opção serve para denunciar cópia não autorizada de um texto produzido por você ou outro material criado do qual você é detentor dos direitos autorais, como imagens. Para denunciar faça o seguinte:

  1. Acesse o site de Remoção por violação dos direitos autorais: link
  2. Na primeira parte do formulário de remoção digite os dados do detentor dos direitos autorais, que deve ser você ou sua empresa.
    denunciar plágio ao Google - Dados de contato
  3. Na segunda parte é hora de descrever o trabalho que está sendo infringido, como na imagem abaixo no primeiro campo é necessário detalhar qual é o trabalho que está sendo infringido (Descreva sua imagem, ou cole parte do conteúdo do seu texto) – No segundo campo é necessário mostrar o URL do trabalho verdadeiro e no terceiro campo o URL que está plagiando o seu conteúdo (Material infrator).denunciar plágio ao Google - Trabalho Plagiado
  4. Agora chegamos na parte mais séria do processo, e se você estiver agindo de má fé para tentar remover qualquer conteúdo aconselhamos seriamente que não continue, pois agora será necessário está sujeito à jurisdição para poder prosseguir com declarações juramentadas, então leia cada opção com atenção e Selecione para confirmar. denunciar plágio ao Google - Declarações juramentadas
  5. Depois de ler com muita atenção e confirmar seus juramentos, você deve praticar a assinatura digital, que é tão valida como uma manual. Então Digite a data no formato Mês Dia e Ano, e depois digite o seu nome completo ou no caso de empresa o nome dela. Confirme que não é um robô e clique em enviar!

Mais informações sobre a denuncia de plágio

Depois disso equipe do Google passa a verificar a suposta violação e se ela está em conformidade com a Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital (DMCA) do governo dos EUA. Se tudo for confirmado, e for constatado que existe realmente uma infração dos seus direitos de autor por conta de alguma postagem em seu site ou blog, ou alguma imagem que foi copiada do seu site ou blog, ou outro material de propriedade intelectual pode haver a remoção do material reivindicado dos serviços do Google, e também será feito uma cópia da ação tomada na base de dados da Lumen, que normalmente é exibida no final da página para o termo de busca que mostrava a página do material que continha o plágio. Normalmente quando a denúncia feita abrange algo que está dentro dos servidores do Google como por exemplo o Blogger ou Google Sites a página que contém o material infrator é removida, mas no caso de sites que possuem servidores particulares apenas o resultado da pesquisa é removido. Esperamos ter ajudado você a resolver qualquer problema com plágio diante de uma denúncia objetiva ao Google.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode