Seletronic

O que é Arduino e para que serve –  Conheça!

Entenda sobre o Arduino, como ele funciona, veja projetos feitos com ele e sua Historia

Arduino é uma grande plataforma de microcontroladores robóticos em placa de circuito controladas por um microcontrolador Atmel AVR, que é acessível a qualquer pessoa interessada em robôs e projetos de robótica, podendo ser facilmente programada através de um computador para realizar infinitos tipos de trabalhos. O Arduino tem se tornado popular nos últimos anos,  despertando o interesse de muitos que querem saber como ele funciona. Confira mais sobre o Arduino abaixo:

Microcontroladores Arduino modelos e módulos

Exemplos de circuitos microcontroladores Arduino

História do Arduino

O Projeto do Arduino se iniciou em 2005 na Itália na cidade de Rivera criado por 5 pesquisadores (Massimo Banzi, David Cuartielles, Tom Igoe, Gianluca Martino e David Mellis), com o proposito de interagir projetos escolares de baixo custo sendo uma ótima opção  entre outros projetos de prototipagem disponíveis naquela época. O sucesso do  Arduino foi tanto que a Prix Ars Electronica  em 2016 fez uma honrosa menção ao projeto Arduino na categoria de comunidades digitais,  em 2008 o projeto Arduino já teria vendido mais de 50 mil placas microcontroladoras.

Hardware do Arduino

Hoje em dia o Arduino é um hardware constituído por um microcontrolador Atmel AVR de 8 bits em uma placa de circuito eletrônico em vários tamanhos e formas diferentes, com pinos digitais de entrada e de saída para ser conectado a um computador sem a necessidade de equipamentos extras ou complexos,  podendo ser facilmente conectado ao computador em uma porta USB. O microcontrolador Atmel AVR não é obrigatório,  sendo que algumas outras placas de circuito com mesmo tipo de prototipagem podem ser equipadas com outros tipos de microcontroladores que aceitem as linguagens de programação que o Arduino aceita. Assim surgem muitas outras placas de outros projetos com nomes diferentes, mas que utilizam da mesma lógica do Arduino, e contem um nome com sufixo “INO”, por lógicas comerciais para se assemelhar ao projeto original, onde é possível encontrar nomes como Netduino, Produino e Garagino e outros.

Software do Arduino

Escrever um programa para o microcontrolador Arduino é muito simples. Tudo é programado dentro da IDE Arduino que está disponivel para vários sistemas operacionais por ser feita em Java, e é gratuita. O Software para programação do Arduino é leve e Fácil de usar contendo como todos os outros programas de programação realce de sintaxe e identação automática, podendo compilar e carregar programas para placa do Arduino com um único clique. A IDE possui uma biblioteca que se chama “Wiring” e é capaz de programar em C/C++. Dentro do programa é possível identificar possíveis erros de programação antes de compilar e enviar o programa para o Arduino.

Exemplos de alguns projetos com Arduino

Se você já pesquisou sobre o assunto é muito provável de ter revisto inúmeros projetos feitos com Arduino, selecionamos aqui alguns vídeos com top projetos e iniciativas incríveis feitos com Arduino para você ter ideia da capacidade da prototipagem desses microcontroladores, veja:

Painel de energia Solar inteligente: O Video mostra um painel solar inteligente que se move para a direção da luz para carregar um celular, veja:

Separador se doces por cor:  Esse increvel projeto consegue distinguir cores de doces em bolinha e separar cada um para o pote correspondente, veja:

Controlador automatico de Time-lapse: Neste video foi criado um controlador autônomo para uma câmera GoPro criar um efeito de Time-lapse ou Câmera-Rápida que é um processo cinematográfico em que a freqüência de cada fotograma ou quadro é gravado mostrando o decorrer de acontecimentos de longo tempo de maneira rápida, veja:

Impressora feita em Arduino: Neste video um braço robotico segura uma caneta e desenha em um folha de papel comum, veja:

Fácil de encontrar e comprar

Por ser o Arduino uma iniciativa de código aberto e muito acessível para qualquer pessoa que deseja começar a desenvolver na plataforma e criar seus protótipos, hoje em dia facilmente podemos encontrar placas Arduino no Mercado Livre ou em outras lojas de produtos eletrônicos na internet e lojas físicas. Bastando poucas videoaulas e conhecimento nas linguagens de programação usadas na IDE do Arduino para começar a criar projetos incríveis. Onde hoje é possível encontrar placas a partir de RS 15,00 como Arduíno Nano, e outras placas e kits com preço bem acessível não muito mais caro do que R$ 180,00 na internet.

Seguir Também

Deixe seu comentário

seledroid gif
Fórum Seletronic
Seletronic - Youtube
Noticias Tecnológicas
Tudo Para Android
Tudo Para Windows
Ferramentas Online
Sobre Corporativo