O que é IMEI – E para que serve?

Descubra o que é e para que serve o IMEI dos celulares e equipamentos móveis de forma bem detalhada!

- 2 min de leitura
O que é IMEI – E para que serve?
Google News Telegram

IMEI é uma sigla representativa de Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel). Todo aparelho celular ou  tablet habilitado possui seu código de IMEI registrado em um base de dados que se chama EIR que quer dizer (Registro de Identidade de Equipamentos), para controle e identificação do mesmo, entenda:

O que é o IMEI

Assim como nós seres humanos temos uma impressão digital registrada para nos identificar aos órgãos governamentais, os aparelhos móveis legais também tem o seu numero de identificação que é o IMEI. É através dele que as operadoras ou outra pessoa pode conferir as características físicas do aparelho, sua origem e outros dados do aparelho, alem do seu dono e outras coisas. Isso é feito com a ajuda do banco de dados do EIR, que verifica os dados e histórico de cada aparelho.

O que é possivel fazer com o IMEI

Como o IMEI também é possivel bloquear o aparelho para fazer o uso da rede das operadoras caso o aparelho seja roubado. O que torna o aparelho quase que um tijolo móvel, pois o mesmo não irá mais fazer ou receber ligações, ou enviar e receber SMS. As outras funções podem continuar funcionando, como câmera, Wi-Fi, jogos e aplicativos.

Como o código do IMEI também é possivel saber se o aparelho está bloqueado ou não nas operadoras. E em alguns casos saber se o aparelho é original ou não, (Mas nem sempre é o método mais confiável para saber isso).

Descobrindo o IMEI do Seu aparelho

Existem inúmeras Formas de saber o IMEI do seu aparelho, e é logico que a Seletronic vai lhe apresentar as melhores formas de descobrir seu IMEI, veja: Como descobrir o IMEI

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode