Seletronic

O que é Sistema Operacional

Entenda de forma técnica e também de forma resumida o que é um sistema operacional e qual a sua função

Imagem de O que é Sistema Operacional

Sistema operacional que também é chamado de sistema operativo é o programa que depois de ser inicialmente carregado por um programa de inicialização que chamamos de boot, tem como função gerenciar todos os outros programas em um computador. Computador se refere a qualquer dispositivo destinado ao processamento de dados, capaz de obedecer a instruções para alcançar um objetivo programado, como celulares, notebooks, videogames e o tradicional desktop, onde cada um roda um sistema operativo adequado para a execução de seus programas. Os programas executados dentro do sistema operativo desses computadores são chamados de aplicativos ou programas de software. Os aplicativos aproveitam o sistema operacional fazendo solicitações de serviços por meio de uma interface de programa de aplicativo (API) pré definida. Além disso, os usuários podem interagir diretamente com o sistema operacional por meio de uma interface de usuário, como uma linha de comando ou uma interface gráfica do usuário (GUI).

Um sistema operacional executa serviços para os aplicativos, executando recursos de hardware tais como:

  • Dispositivos de entrada, como teclado e mouse
  • Dispositivos de saída, como monitores, impressoras e caixas acústicas
  • Dispositivos de rede, como modems, roteadores e outras conexões de rede
  • Dispositivos de armazenamento, como unidades de disco internas (HD, SDD e outras) e externas (Pendrive, HD Portátil, Cartão de memória)

Praticamente todos os principais computadores hoje exige um sistema operacional que são desenvolvidos diferentemente para atender as necessidades específicas do seu uso. Desta forma existem sistemas operacionais específicos para celulares, para computadores e notebooks, e para servidores que são computadores destinados a fornecer serviços a uma rede de computadores.

Alguns exemplos de sistema operacional

Veja 3 exemplos de sistemas operacionais comuns em computadores para área de trabalho:

  • Windows é um sistema operacional da Microsoft é um dos sistemas para computador mais utilizados para negócios e jogos.

    Logo do Windows PNG

    Logo do Windows

  • Linux é um sistema operacional gratuito ou de custo baixo, mas que se destaca em segurança e desempenho, fornecendo uma alternativa aos sistemas operacionais pagos.

    Logo do Linux PNG

    Logo do Linux

  • Mac OS é o sistema operacional Apple, tem a mesma finalidade do sistema Windows que é fornecer plataforma para trabalhos.

    Logo do Mac OS PNG

    Logo do Mac OS

Sistemas operacionais comuns em computadores móveis como celulares e tablets:

  • Android é um sistema operacional apropriadamente feito para celulares e tablets e é baseado no Linux, sendo o sistema operacional mais utilizado do mundo, e atualmente feito pela Google.

    Logo do Android PNG

    Logo do Android

  • iOS é um sistema operacional móvel feito especificamente para celulares tablets na empresa Apple, que não deixa seu sistema ser executado em hardware de terceiros.

    iOS Logo PNG

    Logo do iOS

  • Windows Phone é um sistema operacional da Microsoft feito para celulares, que não é tão utilizado como o sistema operacional para computadores da mesma empresa.

    Windows Phone Logo PNG

    Logo do Windows Phone

Componentes básicos de um sistema operacional

Um sistema operacional contém muitos componentes e recursos diferentes, e cada recurso e componente depende de cada sistema operacional e da sua finalidade, no entanto existem três componentes básicos de um sistema operativo:

  • Kernel: também chamado de Núcleo do sistema o Kernel é um intermediador que fornece controle de nível básico sobre todos os dispositivos de hardware de um computador, executando as funções principais que incluem ler dados da memória e gravar dados na memória, além de determinar como serão recebidos e enviados esses dados através dos dispositivos de entrada e dispositivos de saída.
  • GUI: também chamado de Interface do usuário, é a parte do sistema que oferece interação entre o usuário e o sistema operacional com a finalidade de executar comandos, que podem ocorrer através de gráficos, como ícones nos celulares e nas áreas de trabalhos de computadores mas a janela de execução do programa, ou através de linha de comando, que fornece apenas uma tela digitação de códigos e respostas da execução como o prompt de comando do windows.
  • API: que traduzido de do acrônimo de Application Programming Interface, quer dizer Interface de Programação de Aplicativos, que é Conjunto de rotinas ou padrões estabelecidos pelo sistema operacional para que os aplicativos possam usar a sua funcionalidade. Desta forma todos aplicativos feitos para determinado sistema operacional deve obedecer este conjunto de padrões e sua programação para ter acesso aos recursos oferecidos pelo sistema operativo.

Resumo sobre o que é sistema operacional

Para resumir tudo de forma fácil de entender, sistema operacional é o software principal de um computador, e através deles são executados outros aplicativos, que dependem do sistema operacional para executar as suas tarefas. O acrônimo de sistema operacional é SO, e no inglês é OS (Operating System).

Seguir Também

Deixe seu comentário

seledroid gif
Fórum Seletronic
Seletronic - Youtube
Noticias Tecnológicas
Tudo Para Android
Tudo Para Windows
Ferramentas Online
Sobre Corporativo