O que é um CEO – E o que eles fazem?

Veja alguns dos papéis executados pelo CEO de uma gigante tecnologica

- 4 min de leitura
Google News Telegram

CEO é a sigla para Chief Executive Officer, que, em português, pode ser traduzido como Chefe Executivo. O cargo é o mais alto a ser ocupado por um executivo de uma companhia, o responsável pelo gerenciamento de toda a organização.

Muitas vezes ouvimos falar no mundo da tecnologia sobre pessoas que são o CEO (Chefe Executivo) de determinada Gigante da Tecnologia, ou de outras empresas que não são deste ramo. E acabamos nos perguntando o que é um CEO. Ou ainda muitos tem uma ideia vaga do que exatamente faz um CEO. Por isso para esclarecer essa duvida a Seletronic criou está matéria que explica mais a fundo o significado deste nome e o que estas pessoas fazem.

O que é um CEO

Você sabe o que é um CEO e o que ele faz? – Cena do filme “O Lobo de Wall Street”

Um CEO procura e retem pessoas com talento

Uma empresa em fase inicial, mesmo que com alguns anos de mercado corre sérios riscos, se não ajuntar sócios para empreenderem e ajudar a empresa a engajar no mercado. Assim se desempenha um dos papéis do CEO que é o de ajudar esses talentos a se engajar e sentir-se motivados a enfrentarem os principais desafios de uma startup. Para fazer isso um CEO dispõe de tempo, energia e dinheiro para investir em talentos que desempenhem o papel correto e estejam dispostos a enfrentar riscos em um negócio.

Visão clara e objetiva de todas as áreas

Um CEO conhece o negócio como a palma de sua mão, e jamais delega todas as funções a outras pessoas. Principalmente no inicio de uma empresa o papel do CEO é administrar a qualidade dos produtos e dos serviços de uma empresa, identificando o trajeto de tudo. Pode-se dizer que tudo no inicio, ou em fases delicadas precisam de passar pela aprovação de um CEO. Desta forma ele também toma em parte até mesmo o papel do departamento de Marketing até que tudo esteja fluindo da maneira correta e o publico alvo esteja bem definido.

Mentoria sempre

Apesar de destacarmos a função do CEO como peça chave para alavancar uma empresa e solidificar seu funcionamento no inicio de tudo, a função deles não para por ai. Ser CEO pode ser considerado  umas das funções mais complexas de uma empresa. Um CEO de verdade simplesmente carrega a empresa nas costas, e se preocupa com ela como se fosse um membro achegado da família ou ele próprio. Em seu papel ajuda e acompanha de perto todas as decisões importantes em todas as fases do empreendimento, como contratações, precificações de produtos, orientação dos setores, melhorias e muitos outros. Infelizmente quando a empresa fica reconhecida no mercado poucos dão importância ao papel desta pessoa que é a peça chave nas decisões tomadas, pois qualquer decisão é tomada em nome da empresa, e muitos esquecem completamente do mentor por trás de tudo.

As gigantes da tecnologia e seus CEO’s

Mark Zuckerberg, Larry Page, Tim Cook, Sundar Pichai são apenas alguns dos CEO’s do mundo tecnológico, ou melhor dizendo das gigantes tecnológicas que mais ouvimos falar. Você sabia que se procurarmos no Google apenas o nome de uma grande empresa junto da palavra CEO o resultado vai ser um snippet com o nome do atual CEO da empresa?

Por exemplo experimente procurar por “CEO Apple“, o resultado vai ser como o snippet a seguir:

Tim Cook - CEO da fabricante Apple

Tim Cook – CEO da fabricante Apple

Ou ainda se  procurar por “CEO Facebook“, o resultado vai ser como a seguir:

Mark Zuckerberg - CEO da rede social Facebook

Mark Zuckerberg – CEO da rede social Facebook

Ou ainda se  procurar por “CEO Google“, o resultado vai ser como a seguir:

Sundar Pichai - CEO do Google depois de Larry Page assumir a Alphabet

Sundar Pichai – CEO do Google depois de Larry Page assumir a Alphabet

 

De uma coisa podemos ter certeza, se o nome do CEO de uma empresa aparece desta forma nos resultados da busca do Google, esta pessoa se esforçou muito, e ainda se esforça para cuidar da empresa em que atua com essa função tão importante.

 

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode