Bancos de imagens grátis para uso pessoal e comercial

Confira uma seleção de sites de banco de imagens gratuitos que a Seletronic fez para você poder encontrar imagens gratuitas para uso nos seus trabalhos

- 6 min de leitura
Bancos de imagens grátis para uso pessoal e comercial
Google News Telegram

Se você trabalha com sites, blogs, ou é designer, com toda certeza tem vontade de encontrar um banco de imagens gratuitas de uso Livre para poder utilizar em seus trabalhos, e no caso de quem mexe com sites e blogs o desejo poder utilizar livremente algumas imagens sem a necessidade de fazer atribuição, ou pagar qualquer valor para poder utilizá-las.

Muitas pessoas hoje procuram uma imagem no Google e simplesmente fazem o download da imagem para utilizar no seu site, trabalhos ou projetos, e muitos não sabem que estas imagens podem estar protegidas por direitos autorais (Apesar de que o Google avisa isso), que poderia penalizar a pessoa a pagar indenização pelo uso ilegal das imagens. Ainda existem sites que vendem imagens a um preço absurdo, principalmente para quem está iniciando um projeto e não quer pagar ou não tem dinheiro suficiente para fazer a compra dessas imagens tão caras. Por isso Seletronic resolveu ir atrás de sites com imagens gratuitas para uso profissional ou pessoal, o que pode ajudar muito pessoas que têm qualquer projeto em mente e não querem pagar no momento para poder utilizar imagens mas que precisam de uma boa foto para apresentar um bom trabalho. Felizmente ainda existem bons sites para podermos fazer o download de imagens gratuitas em alta definição para utilizar em nossos trabalhos. Confira a seleção de sites que nós encontramos, do qual estes próprios sites dizem que suas imagens são livres para uso comercial:

Pixabay

O site Pixabay possui um banco com milhares de vídeos e imagens  gratuitas para você utilizar em qualquer lugar, e o melhor de tudo é que o site é traduzido em pt br (Português Brasil). As imagens e vídeos encontrados no site possuem a licença Creative Commons CC0, o que garante que você pode usar essas imagens de forma segura sem pedir a permissão ou dar crédito ao artista mesmo que seja para fins comerciais. Dessa forma você pode pegar a imagem e copiar, modificar, ou distribuir até mesmo para fins comerciais. Apenas note que em algum conteúdo pode ser protegido por marcas, como no caso de alguma marca ser mostrada na imagem. Você também pode usar livremente todas as imagens do banco de imagens grátis em português do Pixabay em redes sociais como Facebook Twitter Instagram e outros. No site você encontra muitas imagens sobre tecnologia, estética, natureza, empresas e muito mais.

 

Photogen

Photogen é um site com fotos e outras imagens livres para você não precisar pagar para ter um trabalho de qualidade. Você pode fazer o download das fotos grátis para usar em seus projetos comerciais e pessoais, além disso o site sempre se atualiza com fotos e imagens gratuitas de alta qualidade e alta resolução.

Freerange Stock

O Freerange Stock é mais um site com diversas fotos e ilustrações licenciadas para uso comercial sem a necessidade de atribuir nada a ninguém. Entre a maioria das fotos grátis do site as categorias populares são de pessoas, paisagens, indústria e comida. O site conta com diversos colaboradores assim como os demais sites já apresentados acima para poder manter o portal de imagens grátis atualizado, e diz que todos os colaboradores são bem-vindos.

FreeDigitalPhotos.net

No site FreeDigitalPhotos.net você pode baixar fotos e ilustrações gratuitas e Premium para sites, materiais publicitários, jornais, revistas, ebooks,  capas de livros,  obras de arte musical, aplicativo de software e muito mais. Todas as imagens são gratuitas e de alta qualidade, produzidas por uma comunidade de fotógrafos profissionais e ilustradores digitais. Todas as fotografias são isentas de direitos para o uso profissional e pessoal, desta forma você pode usar as ilustrações gratuitas sem a necessidade de atribuir crédito ao autor. Entre as principais categorias populares estão fotos de pessoas e fotos de negócios. Ainda existe a possibilidade de você comprar fotos bem maiores a preços razoáveis.

Burningwell

Burningwell é um repositório de imagens de domínio público que é totalmente gratuito para qualquer uso, te dando a liberdade de baixar copiar e usar as fotos que encontrar no site para finalidade que você desejar. As imagens gratuitas são doadas por fotógrafos do mundo todo, e você também pode colaborar com as suas imagens. Entre as categorias principais do site estão fotos de Pessoas em Atividade, animais e insetos, cidades e lugares históricos, paisagens, objetos, pessoas, plantas e texturas.

TextureKing

TextureKing é um site especializado em texturas grátis para serem utilizadas em projetos. Muitos designers procuram fazer o download de texturas para criar efeitos em suas obras, principalmente quando precisamos de aplicar efeitos no Photoshop ou Gimp. E se você precisava de um lugar para baixar texturas grátis para uso comercial este é o site certo. Entre as categorias principais estão, textura de concreto, textura de madeira, textura de pedra, textura de tecido, textura de ferrugem, textura de plástico, vidro gesso e muito mais.

Conclusão

Esperamos que você tenha gostado desta lista de sites para fazer download de imagens grátis para uso comercial ou pessoal, para poder utilizar nos seus sites ou outros trabalhos. Acreditamos que não é todo mundo que tem condições de pagar mais de R$500 reais em uma foto ou um simples vetor PNG. Infelizmente os sites que cobram para utilização de suas imagens ainda conseguem atrair muito mais pessoas do que essas iniciativas gratuitas e de qualidade. Esses sites que cobram caro pelas imagens sempre aparecerem nas primeiras posições do Google, e acabamos não descobrindo essas iniciativas de imagens grátis. Mas agora você pode guardar esta lista do site nos seus favoritos para poder acessar esses sites de free imagens sempre que precisar baixar uma imagem grátis para seus trabalhos.

Se você conhece mais algum site de imagem grátis por favor deixe nos comentários para podermos avaliar e se possível vamos adicionar nesta lista definitiva para ajudar mais pessoas. Lembre-se também que alguns desses sites Tem algumas restrições de uso financeiro como revender as imagens baixadas por eles, para maiores informações aconselhamos que você leia os Termos de uso do site que normalmente são breves e altamente informativos. Caso o site esteja em inglês você pode procurar a opção “Terms of use”, e ao estar na página pedir o Google Chrome para traduzir o texto.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode