Seletronic

Entenda as diferenças e tipos de extensão de domínios

Você sabe dizer a real diferença de tantas extensões de domínios presentes na internet hoje? Entenda a importância e a diferença das extensões de domínios!

Imagem de Entenda as diferenças e tipos de extensão de domínios

Quer saber por que o domínio é importante? Um dos motivos é por ele ser o nome do seu projeto na internet. É por meio do domínio que as pessoas poderão encontrar você, lembrando que se você ainda não tem o seu ou se deseja criar um novo depois desse tutorial, você pode encontrar o seu domínio através do link: Registro de domínio. Possuindo um domínio próprio você transmite mais credibilidade e autoridade sobre algum assunto abordado.

Com isso você percebe por que um domínio, formado apenas por um nome e uma extensão, representa tanto valor para o seu trabalho na web. E falando em extensão, ela é um elemento importante para o domínio. Ela ajuda a mostrar o local e até mesmo a área de atuação do seu empreendimento. Um exemplo disso é que nos Estados Unidos a extensão dos domínios termina em “.us”, enquanto aqui no Brasil a terminação consiste em “.br”. A relevância da extensão deve ser levada em conta no instante em que você for escolher o seu domínio. Por isso pense no tipo do seu site. Entenda mais sobre assunto a seguir:

Entendendo o que é TLD

Um domínio é composto por níveis. Cada um desses níveis é delimitado pela presença de um ponto. O TLD é a abreviação para o termo em inglês: “Top Level Domain” que significa “Domínio de Nível Superior“, mas também pode ser chamado de “Domínio de Topo“. Ele pode ser localizado à direita da URL. Os TLDs exercem um papel importante para a correta identificação de um site ou qualquer outro projeto na web. Além disso, os TLDs são importantes para as estratégias de algumas empresas e marcas. Veja a seguir as diferenças entre os tipos de TLDs existentes.

TLD Genérico

Ele é representado pela sigla gTLD. Esse tipo de domínio não apresenta nenhuma relação com um determinado país ou região. Eles podem ser registrados por qualquer indivíduo residente em qualquer localidade.

Alguns exemplos de TLDs genéricos são o: “.org”, “.gov”,  “.tv”,  “.com”,  “.jobs”,  “.edu”.

sTLDs

Alguns TLDs recebem o nome de TLDs Patrocinados (em inglês são chamados de sTLDs). Eles são destinados para determinados segmentos. Um exemplo disso é o “.aero”, voltado para o setor de aviação.

TLD de Código de País

Ao contrário do tipo anterior, esse sim faz referência ao país onde é utilizado. Eles são representados pela sigla ccTLD. Alguns exemplos disso é o nosso “.br”, o “.jp” (Japão) e o “.ca” (Canadá).

Existe a possibilidade de utilizar domínios de países específicos, tais como “.fr” (França), “.pt” (Portugal). Essa é uma opção interessante para quem almeja proteger a sua marca em nível internacional.

Extensões de domínios internacionais

São mais genéricas e indicadas para sites que atingem públicos de diferentes países. Alguns exemplos tradicionais de extensões internacionais são o “.org”, o “.net” e o “.com”. Elas também trazem o benefício de serem extensões bastante reconhecidas. As pessoas em geral já estão habituadas com elas, pois essa característica facilita a memorização.

O uso da extensão “.eu

Você tem a opção de adotar a extensão “.eu”, que é exclusiva para países do continente europeu. Essa extensão é indicada caso o seu site tenha o objetivo de trabalhar com o público-alvo que resida nessas regiões. No entanto, para poder fazer uso dessa extensão, é necessário ser cidadão europeu e o site ser de uma empresa com sede nesse continente.

As extensões de domínios mais conhecidas

Extensão “.com”

A extensão “.com” está na frente na corrida das extensões mais conhecidas do momento. Ela é bastante recomendada para fins comerciais.

No entanto, ela apresenta apenas uma desvantagem: por ser adotada por vários sites, dificulta que muitas pessoas possam utilizá-la em algum novo projeto.

Extensão “.net”

A Extensão de domínio “.net” é bastante utilizada por empresas que atuam no ramo digital. Alguns exemplos são lojas de artigos de informática, bem como conserto de aparelhos.

Porém, é possível encontrar muitas empresas que não atuam no segmento de informática, mas mesmo assim fazem uso dela. O motivo para isso é se diferenciar do também já conhecido “.com”.

Extensão “.org”

A Extensão de domínio “.org” geralmente é utilizada para sites de organizações sem fins lucrativos. Tais entidades podem ser organizações não governamentais, associações esportivas e comunidades religiosas. Essa é considerada uma das extensões mais conhecidas por brasileiros.

Extensão “.info”

A Extensão de domínio “.info” trata-se de uma extensão destinada para sites de informações em geral. Porém, atualmente também se transformou em uma extensão utilizada em sites de outros segmentos.

Extensão “.biz”

A Extensão de domínio “.biz” foi criada no ano de 2001. O objetivo dela é se tornar uma alternativa para aqueles que não querem utilizar o já conhecido “.com”. Ela é recomendada para sites com perfil comercial, tais como empresas e lojas.

Conclusão sobre o uso de Extensão correta de domínio

A presença das extensões em um domínio não é por acaso, pois cada uma tem um significativo restrito e indica a sua aplicação. Por isso, antes de iniciar qualquer projeto web, como um site ou blog é fundamental conhecê-las. E você, já sabe qual é a extensão mais indicada para o seu novo site?

Seguir Também

Deixe seu comentário

seledroid gif
Fórum Seletronic
Seletronic - Youtube
Noticias Tecnológicas
Tudo Para Android
Tudo Para Windows
Ferramentas Online
Sobre Corporativo