O que é um Gabinete Tool-Free ?

Entenda o significado de gabinete Tool free

- 3 min de leitura
O que é um Gabinete Tool-Free ?
Google News Telegram

Você junta dinheiro e se prepara para comprar aquele gabinete gamer dos seus sonhos, e logo começa a pesquisar marcas e modelos atuais com as melhores e mais recentes tecnologias para ter um produto com caraterísticas que vão estar atualizadas por mais tempo. Ao conferir os detalhes de determinado gabinete você se depara com a expressão Tool Free, e logo se pergunta o que deve ser este benefício a mais em um gabinete para computador. Apesar de ser um recurso muito simples, entender um significado a mais do mundo da tecnologia nunca é demais. Entendo o significado:

Significado de Gabinete Tool Free

Se você tentou traduzir a expressão Tool Free muito provavelmente se deparou com algo como “Ferramenta Livre“. A princípio isso pode nos deixar um pouco mais confusos, mas não depois dessa explicação que nós vamos dar. Free em inglês quer dizer Livre, e Tool quer dizer ferramenta, desta forma Tool Free significa livre de ferramentas, o que quer dizer que determinadas partes do gabinete não necessitam de ferramentas para acoplar determinadas peças como HDs, SSDs, drive de CD/DVD, ou outra coisa. Existem diversos modelos de gabinetes Tool Free no mercado, dessa forma é necessário saber para qual peça o gabinete não necessita do uso de ferramentas para poder fixar ou remover este hardware dentro do gabinete. No entanto na maioria dos gabinetes o recurso Tool Free se refere ao acoplamento de unidades de disco rígidos e SSDs.  É bom saber que um gabinete pode não dispensar totalmente o uso de ferramentas e ainda ser considerado Tool Free por facilitar que usuário coloque ou remova peças no computador. Desta forma podemos destacar alguns recursos que podem ser considerados Tool Free como por exemplo:

  • Encaixes para HD ou SSD que dispensa o uso de parafusos usando presilhas no lugar.
  • Parafusos manuais que dispensam o uso de chave de fenda para abrir tampas do gabinete.
  • Adaptadores internos para prender cabos de sistemas de refrigeração como as mangueiras de water coolers, ou os fios da fonte de alimentação.
  • Adaptadores para HD de 2,5 e SSDs, que normalmente são para notebook.
  • Qualquer outro uso de presilhas para qualquer tipo de hardware onde seja necessário usar apenas as mãos ao invés de ferramentas.

Agora quando você ver a expressão Tool Free em um anúncio de vendas de gabinete desktop, ou ouvir alguém dizendo que adquiriu um gabinete Tool Free, isso significa que o gabinete possui alguma forma de fixação de componentes sem necessidade de uso de ferramentas como chaves de fenda, alicates ou outros. Para mais dúvidas sobre hardware você pode perguntar no Fórum Seletronic.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode