O que é IoT (Internet das coisas) + Exemplos

Entenda e descubra o mundo da internet das coisas ( internet of things) - IoT e veja exemplos

- 4 min de leitura
O que é IoT (Internet das coisas) + Exemplos
Google News Telegram

A Internet das Coisas (IoT) é uma rede interconectada de objetos físicos, como veículos e eletrodomésticos, projetados para coletar e transmitir dados digitais. Essa interconexão permite que esses objetos se tornem mais úteis ao possibilitar a comunicação e programação à distância, permitindo a execução ou cancelamento de tarefas programadas. Embora conceitos semelhantes já fossem aplicados em computadores e servidores, a IoT visa estender essa capacidade de comunicação a uma variedade de objetos cotidianos, integrando-os à rede de internet.

O termo “Internet das Coisas” (IoT), traduzido do inglês como “Internet of Things”, foi mencionado pela primeira vez por Kevin Ashton em 1999. Este visionário tecnológico britânico percebeu o potencial de conectar o mundo físico à Internet enquanto trabalhava em um sistema de sensores de radiofrequência. Este artigo explora a origem do termo e apresenta exemplos significativos da IoT, marcando um passo importante na história da internet.

Diferenciando Internet das Coisas (IoT) de Casa Inteligente (Smart Home)

Existe algumas coisas que diferenciam Internet das Coisas (IoT) de Casa Inteligente (Smart Home). Enquanto a IoT é um conceito amplo que abrange a conexão de dispositivos em vários setores, a casa inteligente é uma aplicação específica desse conceito, concentrando-se em tornar as residências mais conectadas e eficientes. Ou seja, a casa inteligente é uma parte integrante do universo da IoT. Compare seus objetivos a seguir:

  • Internet das Coisas (IoT): A IoT refere-se à interconexão de dispositivos físicos à internet para coletar e trocar dados. Essa ideia abrange vários setores, não se limitando apenas a ambientes residenciais. O principal objetivo é melhorar a eficiência e a automação, permitindo que dispositivos se comuniquem entre si.
  • Casa Inteligente (Smart Home): Uma casa inteligente é um ambiente residencial equipado com dispositivos conectados à internet, proporcionando automação e controle remoto. Essa é uma aplicação específica da IoT voltada para melhorar a conveniência, segurança e eficiência dentro de uma residência. O foco está em tornar os espaços domésticos mais conectados e eficientes.

Definições Adicionais da Internet das Coisas

A IoT, ou Internet das Coisas, é frequentemente abreviada como IoT. Essa rede busca controlar uma variedade de objetos ao nosso redor, oferecendo inúmeras vantagens que abrangem uma gama ampla de tecnologias. Embora seja impossível listar todos os objetos que podem receber essa tecnologia, alguns exemplos notáveis ilustram a amplitude de aplicação da IoT. Exemplos Notáveis da IoT:

Nest Smart – Termostato Inteligente:

O termostato da Nest é um exemplo notável de tecnologia IoT. Este dispositivo superinteligente conectado à internet aprende os padrões de temperatura da sua família e ajusta automaticamente a temperatura com base em hábitos como horários de sono, atividade dentro de casa e as condições climáticas. Isso não apenas aumenta o conforto, mas também economiza energia, ajustando a temperatura de acordo com a necessidade.

August Smart Lock – Tranca Inteligente:

O August Smart Lock é uma tranca inteligente que elimina a necessidade de chaves físicas. Controlada por meio de smartphones, essa tranca permite o compartilhamento de chaves temporárias, além de oferecer controle remoto para abrir a porta à distância. Com funcionalidades avançadas, como histórico de aberturas, proporciona segurança e conveniência.

WeMo Switch Smart Plug – Tomada Inteligente:

A tomada inteligente WeMo Switch, conectada à internet, possibilita ligar e desligar aparelhos em horários programados ou por comando de smartphone. O modelo mais avançado, Switch Insight, monitora o consumo de energia dos dispositivos conectados, proporcionando informações para economia eficiente.

TopBrewer Scanomat – Cafeteira Inteligente:

Fabricada pela Scanomat, a TopBrewer é uma cafeteira inteligente conectada à internet, permitindo a preparação remota de uma variedade de bebidas, como cafés, capuccinos e chocolates quentes. Através do smartphone, é possível controlar a quantidade exata de cada ingrediente, proporcionando uma experiência personalizada.

Conclusão sobre IoT

Esperamos que este artigo tenha oferecido uma compreensão abrangente do significado da Internet das Coisas. A capacidade de controlar objetos cotidianos promete benefícios incontáveis, e o avanço contínuo na pesquisa de IoT certamente nos surpreenderá com dispositivos cada vez mais inteligentes, facilitando nossa vida diária. O futuro da IoT é promissor, e estamos ansiosos para ver as inovações que ainda estão por vir.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode