O que é pendrive?

Tudo sobre o que é pendrive, e algumas outras informações técnicas e o significado deste termo

Imagem de O que é pendrive?

Pendrive é um dispositivo de armazenamento portátil constituído por uma memória Flash e uma conexão USB tipo A. Existem pendrives de diversos modelos e capacidades de armazenamento, e a cada dia esses dispositivos portáteis tem tomado conta do mercado como uma solução barata para o armazenamento e transporte de informações e arquivos digitais. Estes dispositivos portáteis marcaram o mercado por diminuírem drasticamente a necessidade de armazenar dados em disquete de 3,5 polegadas e CDs que eram as memórias mais utilizadas antes da popularidade deste dispositivo, visto que um simples e barato pendrive possui muito mais memória do que um disquete ou CD.

Por dentro de um pendrive

Apesar de pequeno dentro de um pendrive barato de apenas 8 GB existe a capacidade de armazenar a mesma quantidade de dados de um pouco mais de 11 CDs, poupando também o trabalho de ter que trocar 11 vezes um CD de um computador para continuar armazenando dados quando ele chega ao fim. Basicamente o hardware de um pendrive se resume a uma memória flash soldado em uma placa de circuito que possui como terminal de conexão uma porta USB tipo A Como podemos ver por dentro de um pendrive padrão na figura a seguir:

Pendrive por dentro

Porque o termo Pendrive?

Talvez você esteja se perguntando de onde veio a palavra “pendrive”, e qual o significado desta palavra visto que esta é uma palavra com dois significados da língua inglesa, mas não é utilizado nessa língua. Os países que falam a língua inglesa se referem ao nosso famoso pendrive, com os termos “USB Flash Drive” ou só “flash drive”, para os menos nerds . Mas ainda existe quem usa a expressão “memory stick”, porém este termo foi com o tempo apropriadamente sendo utilizado para representar outro tipo de dispositivo de memória flash, como os cartões de memória. Mas enfim porque pendrive?

Muito simples:

  1. Primeiramente temos que saber que a palavra “pen” em inglês significa caneta, o que se refere ao dispositivo como algo de bolso com uma caneta. Visto que em alguns modelos possuem até mesmo uma tampa bastante similar a de uma caneta esferográfica ou outra caneta que você preferir, os primeiros pendrives do mercado eram dispositivos que realmente lembravam uma caneta.
  2. Depois devemos pegar a tradução de drive, que vem de flash drive, que é memória instantânea, ou se preferir memória de armazenamento instantâneo.
  3. Agora juntamos tudo e temos a palavra (pen + drive) = pendrive, que nos lembra algo pequeno portátil e com capacidade de armazenamento de dados.

Diversidade dos pendrives

Como todo dispositivo útil, e primeiramente feito com um aspecto padrão e de seriedade, os pendrives também foram evoluindo e se descontraindo com o tempo. Hoje em dia nós temos uma diversidade incontável de modelos de pendrives diferentes, mas todos com o mesmo objetivo que é guardar informações digitais. Hoje em dia temos pendrive tão pequenos que jamais seriam imaginados na época em que esse dispositivo foi inventado, e modelos que você talvez nem imaginaria que existisse se não fosse a popularidade desses dispositivos na internet.

Chegamos ao final de uma explicação sobre o que é pendrive e um pouco sobre o significado desta palavra. E hoje em dia o pendrive é indispensável para quem precisa fazer o transporte de pequenas informações e arquivos, ou mesmo fazer um backup. Esperamos que tenha ficado bem explicado! Qualquer coisa por favor deixe nos comentários.