TV ou Conversor digital não acha nenhum canal? Veja como resolver!

Veja vários métodos para resolver problemas de achar apenas alguns ou nenhum canal da TV Digital

- 4 min de leitura
TV ou Conversor digital não acha nenhum canal? Veja como resolver!
Google News Telegram

Sabemos que a TV Digital foi criada simplesmente para nos fornecer canais com imagem limpa, de alta resolução e com alta qualidade de som e imagem alem da maior interatividade com o usuário, diferente da nossa TV Antiga cheia de chuvisco, que só serve para ser usada como Smart TV. Porem toda tecnologia no inicio é um pouco mais a frente pode apresentar problemas que podem parecer difíceis de resolver, mas sempre tem a Seletronic para te dar aquela ajudinha. Nesta matéria vamos falar de diversas causas que podem fazer a sua TV Digital, ou conversor digital não encontrarem canais. Em alguns casos o receptor não encontra nenhum canal, e em outros só encontra um ou poucos,e ainda pode ficar falhando, saindo do ar toda hora. Então veja a seguir como resolver todos estes com as mesmas dicas.

 

Todas as dicas que vamos apresentar agora são as mesmas usadas por técnicos antenistas e recomendadas por fabricantes de conversores, receptores e TVS com sinal digital. Criamos abaixo os passos para verificar o porque o sinal não está chegando corretamente até seus aparelhos de TV Digital.

1. Verifique se já existe o sinal na sua região

Apesar de difícil pode ser que o sinal não tenha chegado oficialmente a sua região, e você esteja pegando um sinal muito fraco por estar apenas perto de uma outra região que já conta com o sinal digital. Ou o sinal pode estar passando por alguma manutenção na sua cidade. Para ter certeza acesse o site do Canal digital e selecione sua cidade e estado para saber sobre o sinal na sua região no link: Site da TV Digital.

2. O sinal digital pode estar fraco na sua região

Se o sinal da TV Digital estiver muito fraco na sua região e seu equipamento não for bom ou não estiver bem instalado você pode enfrentar inúmeros problemas. Entre os mais comuns você vai ter acesso a poucos canais, não vai conseguir sintonizar nenhum canal digital, os canais encontrados vão ficar travando a imagem e por vezes vão parar de pegar toda hora (“Sair do ar toda Hora”). Neste caso é bom:

  • Verificar com seus vizinhos próximos como está o sinal deles.
  • Usar antena apropriada UHF Externa para pegar melhor o sinal.
  • Testar a melhor posição da antena.
  • Executar uma nova Busca de Canais sempre que mudar algo

3. Você está longe do sinal Digital

Dependendo de onde algumas pessoas moram, e por estarem bem perto de onde o sinal é transmitido, essas pessoas usam tranquilamente uma antena interna, ou mesmo um fio para receber o sinal. Outras pessoas tentam fazer o mesmo e acabam não conseguindo achar os canais ou quando acham não acham todos ou falta algum canal. E neste caso os canais em algumas horas podem apresentar instabilidade. Isto porque não são privilegias de morarem perto ao local de transmissor como outras. Mas isto nem sempre é um problema, e neste caso o uso de antena externa apropriada é obrigatório.

4. Use antenas recomendadas

Falamos muito sobre que usar antenas externas é o mais recomendado para ter uma melhor ganho de sinal para seu receptor de TV Digital. Agora vamos postar os tipos de Antenas mais apropriados, e não existe muito segredo, e não é preciso comprar uma antena muito cara, esses dois modelos a seguir são os mais recomendados, e são aquelas velhas antenas UHF que usávamos na TV Analógica:

ANTENA UHF - HDTV Esterna (Conhecida como Boca de jacaré).

ANTENA UHF – HDTV Esterna (Conhecida como Boca de jacaré).

Antena UHF - HDTV - Digital (Conhecida como espinha de peixe)

Antena UHF – HDTV – Digital (Conhecida como espinha de peixe)

5. Não existe antena mágica

Como podemos ver na explicação acima que foi selecionada nas dicas de diversos sites e usuários que já possuem um bom sinal de TV digital, esses são os melhores modelos para sua TV, ou receptor de TV digital. Desta forma fuja de vendedores que tentam te empurrar modelos super sofisticados de antenas para TV digital, com varias funções, pois no fim não vão servir de nada. Uma simples e barata antena UHF externa já é o suficiente.

Seguindo todas as dicas aqui dificilmente você vai ter problemas ao colocar o sintonizador da sua TV Digital para encontrar canais, e vai resolver problemas de não encontrar canais. Surgindo novas dicas este tutorial será atualizado. Para receber ajuda você pode postar sua pergunta no Fórum: Fazer pergunta no Fórum Seletronic.

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode