O que é Cache de DNS e como [Apagar/Limpar/Resetar] Cache no Windows

Entenda Cache de DNS e veja como fazer o Flush do DNS no Windows!

- 3 min de leitura
O que é Cache de DNS e como [Apagar/Limpar/Resetar] Cache no Windows
Google News Telegram

Se você já está familiarizado com o que é DNS, e chegou até essa matéria com certeza está enfrentando alguns dos famosos problemas causados pelo cache DNS do seu computador. Apesar de Bastante benéfico para nossa navegação ser mais rápida o Cache de DNS muitas vez pode ser um problema caso exista alguma alteração no endereço IP de um site ou serviço que usamos, como jogos online, transferências via FTP, e conexão de aplicativos FTP como o FileZilla. Então acompanhe essa matéria para entender o que é Cache de DNS e como ele pode te impedir

O que é Cache DNS

Cache DNS é quando nosso computador ou outro dispositivo que disponha de conexão com a internet armazena o IP do servidor de um determinado site ou serviço. Isto é benéfico pois seu dispositivo vai se conectar mais rápido ao site ou serviço na próxima vez que for se conectar ele pois ele já vai saber o endereço IP do serviço.

Porem alguma mudança no endereço IP do serviço ou site pode acontecer e caso isto ocorra você vai ter problemas como o famoso erro 404 (página não encontrada), mesmo tendo conexão com a internet. E não é só isso, a lista de problemas caso você tenha em seu cache o IP errado são muitos:

  • Problema de jogos que não se conectam.
  • Programas/aplicativos de cliente FTP como o FileZilla, Cyberduck, ClassicFTP, WinSCP não vão se conetar ao servidor.
  • Páginas da internet vão mostrar erro 404 (página não encontrada) mesmo tendo uma conexão com a internet e outros sites funcionem.

Como Apagar o cache DNS

Apagar, Limpar, Resetar, não importa o nome, o importante é saber que se isso for excluido mediante os problemas citados a cima, eles podem ser resolvidos. Para fazer a limpeza do cache DNS ou o chamado famosamente de Flush DNS siga um dos passos desse tutorial passo a passo feito para todas as versões do sistema Windows:

Flush DNS via linha de comando CMD

No famoso CMD é possivel fazer a limpesa desse Cache de forma rápida e fácil. Apenas digitando um pequena linha de comando que vai pode lhe tirar toda dor de cabeça:

  1. Abra o Prompt de comando digitando CMD no menu iniciar ou veja como abrir o Prompt de comando
  2. Agora basta digitar ipconfig /flushdns 3.Voce vai receber a mensagem (Configuração de IP do Windows – Liberação do Cache do DNS Resolver bem-sucedida.

Pronto este é o método de limpar o cache DNS no Windows mais utilizado e recomendável. Depois disso é bem provável que o serviço que você estava tendo dificuldade de usar o site que tentava acessar volte ao normal!

 

Links para você!

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.

Categorias

Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode