O que é DNS?

Explicação super detalhada sobre o DNS, e alguns jeito de lidar com ele!

- 3 min de leitura
O que é DNS?
Google News Telegram

DNS é uma sigla que significa Domain Name System e traduzido para português quer dizer  Sistema de Nomes de Domínios.

Falando a grosso modo é um computador com um índice (Banco de dados) que converte os endereços digitados em endereços IP (Internet Protocol) para fazer seu computador acessar o servidor onde está hospedado o conteúdo de um site ou outro aplicativo que use esse protocolo.

Você digita por exemplo www.seletronic.com.br no seu navegador, e o DNS configurado com este endereço vai acessar o IP do computador que hospeda o site da Seletronic.

É como se ao invés de guardar e digitar o numero do celular de um parente, você digitasse apenas www.pai.com.br ou www.mae.com.br,  e seu celular ligasse para o numero correspondente a essa pessoa.

O mesmo ocorre quando digitamos o endereço do site www.seletronic.com.br, o endereço vai ser convertido em endereço legível para maquinas que é o endereço IP como no no exemplo da imagem acima:

Para entender mais veja também: A Historia da internet

Propagação DNS

Quando se procura por DNS, outro assunto muito falado é sobre sua propagação. Ao criar um novo site ou fazer uma alteração de de site de um servidor para outro, pode se notar erros ou mesmo se ver o site ainda hospedado em um servidor antigo. Isto ocorre pois para atualizar todos os servidores de DNS espalhados pelo mundo pode demorar de 24 horas a 48 horas.

Muitas vezes por exemplo ao mudar o site de uma plataforma como o Blogger, para um servidor próprio, ao tentar acessar a sua URL pelo Google você vai acabar ainda vendo o site que está hospedado da plataforma do Blogger.

Existe um jeito de fazer o DNS propagar mais rápido?

Sim e Não! Não tem como forçar os servidores DNS atualizarem mais rápido pela nossa vontade ou usando qualquer ferramenta ou site que promete fazer isso. Mas podemos simplesmente causar um erro para que em alguns serviços como o Google, deixe de apontar seu site para o Servidor DNS antigo, e tentem atualizar seu servidores.

Veja também: O DNS mais rápido do mundo

Por exemplo: no caso de troca de servidor do Blogger para Um servidor de hospedagem própria você deve desvincular seu domínio do Blogger. Isso faz os servidores do Google acharem um página quebrada no endereço de DNS antigo e atualizarem mais rápido!

Cache DNS

Cache DNS é quando após seu computador receber o endereço IP de um sites depois de converter o endereço digitado no Domain Name System (Aquela base de dos que explicamos no inicio da matéria!), o guarda na máquina local para um acesso mais rápido ao servidor correto onde está hospedado o site. Caso exista alguma alteração no DNS do site, pode ser que demore para o seu computador reconhecer que o DNS foi trocado, e isto vai impedir você de acessar o site, ou outro serviço em seu servidor como o FTP (Protocolo de transferência de arquivos). Felizmente existe um jeito de resetar/limpar o cache DNS na maquina local, e você pode ver isto ná matéria no link a seguir:

Como limpar o cache DNS no Windows

 

Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode