Seletronic

Como colocar senha em pendrive HD externo e cartão de memória

Aprenda o método simples passo a passo de como criptografar e colocar senha em um dispositivo de armazenamento removível como um pendrive ou cartão de memória

A privacidade de informações e arquivos é um item muito importante na vida de quem precisa trabalhar com tecnologia. Colocar senha em um dispositivo de armazenamento removível é um recurso indispensável para quem precisa proteger informações confidenciais como documentos importantes, fotos pessoais e vídeos do qual não queiramos que ninguém tenha acesso. Assim colocar senha no pendrive ou em outro dispositivo de armazenamento removível como um cartão de memória SD ou HD externo vai aumentar muito a sua privacidade e segurança conforme este tutorial criado pelas Seletronic para te ajudar.

Vídeo de como colocar senha no pendrive HD externo ou outra memória

Você pode seguir os passos do vídeo a seguir para colocar senha no seu pendrive ou cartão de memoria, ou pular o vídeo e seguir o tutorial escrito logo a baixo:

Colocando senha no pendrive ou outra memória

Vamos agora ao tutorial para aumentar a segurança dos dados dos seus dispositivos de memória portáteis, criptografando-os os com senha. Para colocar senha no seu pendrive, HD externo ou cartão de memoria faça o seguinte.

  1. Primeiro acesse o painel de controle e clique em “Sistema e Segurança“. 
  2. Agora clique em “Criptografia de unidade de Disco Bitclocker“.
  3. Aqui você vai ver uma lista com os discos do computador, incluindo mídias removíveis como o seu pendrive ou cartão de memória. Na frente da unidade que representa seu pendrive clique em “Ativar BitLocker“.
  4. Agora espere o assistente do BitLocker iniciar a unidade de disco, pode demorar um pouco mais de 1 minuto em nossos testes.
  5. Chegando aqui, conforme a imagem abaixo, você deve marcar a opção “Usar uma senha para desbloquear a unidade“. Depois de marcar crie uma senha da sua escolha no campo “Digite sua senha:“, e confirme digitando a mesma senha no campo “Digite sua senha novamente:“. Depois clique em Avançar para continuar a criptografia do seu pendrive ou cartão de memória.
  6. Agora você deve clicar em “Salvar a chave de recuperação em um arquivo“, para poder desbloquear a opção Avançar.
  7. Vai abrir uma janela do Explorer do Windows para salvar a chave de recuperação de senha do seu pendrive, então clique em Salvar. (Você pode apagar o arquivo depois de terminar o processo, caso não queira guardar).
  8. Agora ao voltar para o Bitlocker clique em “Avançar“, para continuar o processo de colocar senha no seu pendrive.
  9. Agora já está tudo pronto para fazer a criptografia do seu pendrive ou cartão de memoria e colocar senha nele. Para dar inicio a processo clique em “Iniciar Criptografia“.
  10. Você vai ver uma pequena janela com uma barra de progresso que indica o quanto falta para terminar a criptografia da unidade. Este processo pode demorar bastante dependendo da velocidade de transferência do seu pendrive. Um pendrive de 8 GB nosso levou cerca de 20 minutos.
  11. Essa imagem a seguir quer dizer que o processo terminou e seu Pendrive já está com senha. Clique em Fechar!
  12. Para o pendrive começar a exigir senha é necessário remover ele do computador e colocar novamente. Ele vai ser exibido com um cadeado conforme a imagem a seguir:

Pronto, processo de proteger seus arquivos do pendrive ou cartão de memoria usando senha foi concluído, e você está protegido agora. Se gostou dessa dica não exite em deixar nos comentários, e compartilhar com amigos.

Seguir Também

Deixe seu comentário

seledroid gif
Fórum Seletronic
Seletronic - Youtube
Noticias Tecnológicas
Tudo Para Android
Tudo Para Windows
Ferramentas Online
Sobre Corporativo