Seletronic

Computador não roda vídeos HD 720p ou superior? Veja o que fazer

Computador travando na hora de assistir vídeo em HD como os .mkv e mp4? Confira várias técnicas para melhorar o desempenho de vídeo e passar a reproduzir vídeos em HD 720p, que nenhum técnico em informática vai te ensinar

Um problema muito comum em computadores não muito atuais é na hora de reproduzir vídeos em HD 720p ou superior a isso como os Full HD em 1080p o vídeo  ficar travando,  com atraso entre o áudio e a imagem,  e na pior das hipóteses nos depararmos com a tela azul da morte no Windows. Não importando o sistema operacional que este problema ocorre podemos fazer alguns ajustes no computador, para que este venha a rodar os vídeos corretamente. Confira todas as dicas que a Seletronic traz para você nessa notícia e tutorial.

Veja também: O Windows não roda arquivo de vídeo.

Atenção na memória RAM na hora de reproduzir vídeos em HD

Memória Ram Icone

A memória RAM tem muito haver com o desempenho do vídeo

Não podemos simplesmente estipular uma regra para o tanto de memória RAM que um sistema ou computador precisam para executar um vídeo em HD 720 ou superior, mas com certeza quanto mais memória RAM disponível para execução do vídeo melhor. Mas mesmo assim vamos recomendar o mínimo de 2 GB de memória RAM ou mais sendo que quanto mais melhor. Além disso existem outras coisas que podem ser notadas quanto a memória RAM para um melhor desempenho do vídeo, veja algumas dicas:

Quanto menos processo aberto melhor: caso seu computador seja aquele cheio de programas que se abrem junto com o Windows e se mantém em funcionamento em segundo plano, e a sua máquina disponha de pouca memória RAM,  2 GB ou menos é bom se lembrar que caso feche todos os programas abertos a probabilidade do vídeo rodar suavemente e da maneira correta é muito maior.

Limpar a memória RAM pode ser eficiente: Com o tempo a oxidação nos pentes de memória RAM podem atrapalhar e muito o desempenho dos processos do seu computador. Retirar as memórias e limpá-las com uma borracha pode ser completamente eficiente para na hora da execução de vídeos não passar raiva. Veja: Como concertar memória RAM com borracha.

Quanto mais memória melhor: Se existir a possibilidade de colocar mais memória RAM no seu computador, não deixa essa opção de lado, faça uma breve pesquisa na internet sobre o “quanto de memória Ram meu computador aguenta” junto ao seu sistema operacional e coloque o máximo de memória possível.

O processador também conta muito

Processador icone

Atenção no processador da sua máquina

Apesar de hoje ser muito difícil encontrar computadores com processadores que não disponham da capacidade de rodar vídeos em HD 720 no mínimo, ainda é possível encontrar alguns computadores jurássicos com processadores que não tem a capacidade de reproduzir vídeos nesta faixa de resolução. É muito bom pesquisar se o seu processador tem a capacidade de reproduzir esses tipos de vídeo, caso ao contrário de nada adianta melhorar a memória RAM do sistema.

A placa de vídeo conta e muito

Placa de vídeo ícone

A placa de vídeo é um dos mais importantes

Tecnicamente a maioria das placas de vídeo hoje em dia tem a capacidade de responder em tempo hábil, rodando vídeos em HD 720p tranquilamente. Porém alguns computadores mais antigos com placa onboard ( chip gráfico que já vem soldado na placa mãe)  podem não apresentar um bom desempenho para rodar vídeos em HD. Uma boa opção é colocar uma placa de vídeo extra no seu computador para rodar este tipo de mídia mais pesada. Além do mais uma placa de vídeo extra vai economizar o consumo de memória RAM do sistema, pois as placas de vídeo offboard (Placa de vídeo adaptável que não faz parte da placa mãe) tem os seus próprios chips de memória.

Instalar ou atualizar os drivers de vídeo

Driver de placa de vídeo ícone

Atenção no Driver da placa de vídeo

Outro problema muito comum que muitas pessoas esquecem de conferir, é se o computador tem os drivers de vídeos corretamente instalados e atualizados. Normalmente se você não tem os drivers instalados, ao tentar reproduzir um vídeo em uma resolução pouco mais pesada você vai se deparar com a tela azul da morte no Windows ou algum outro erro dependendo do sistema operacional que você está utilizando. Então procure saber se os seus drivers de vídeo são os genéricos do sistema operacional que são apenas para funcionamento básico de vídeo e instale o drive correto para o seu hardware. Caso tenha certeza que o seu drive de vídeo está instalado corretamente verifique se você usa a última versão disponível para o seu chip gráfico.

É muito provável que seguindo todas estas dicas além de melhorar o desempenho de vídeo e poder assistir todos os seus vídeos em HD 720p ou superior, você ainda vai ter um desempenho muito mais satisfatório com a velocidade que o seu computador vai passar a operar. Se mesmo seguindo essas dicas e fazendo um upgrade do seu PC, ele ainda continue com problemas para reproduzir vídeos em HD 720p ou superior é bem provável que já esteja na hora de trocar esta máquina. A não ser que ela seja bem nova e apresente esses problemas, o que pode dizer que existe algum problema de software ou hardware que estão impedindo você de assistir os seus vídeos.

Links para você!

Seguir Também

Deixe seu comentário

seledroid gif
Fórum Seletronic
Seletronic - Youtube
Noticias Tecnológicas
Tudo Para Android
Tudo Para Windows
Ferramentas Online
Sobre Corporativo