França cria serviço de mensagens tipo WhatsApp para evitar espionagem

Governo da França trabalha no próprio aplicativo de mensagens criptografadas para segurança governamental

- 2 min de leitura
Google News Telegram

Com o objetivo de proteger funcionários e membros do governo francês, o governo francês está construindo um serviço de mensagens criptografadas próprio para diminuir o risco de que entidades estrangeiras espionem conversas privadas. Segundo informação da Reuters cerca de 20 funcionários do governo e outros funcionários públicos estão testando um novo aplicativo exclusivo criado por um desenvolvedor estatal, querendo tornar o uso obrigatório para todos os funcionários do governo até o verão.

França Whatsapp Frances

Imagem meramente ilustrativa by Seletronic

“Precisamos encontrar uma maneira de ter um serviço de mensagens criptografadas que não seja criptografado pelos Estados Unidos ou pela Rússia”, disse a porta-voz. E ainda completou: “Você começa a pensar nas possíveis violações que poderiam acontecer, como vimos no Facebook, então devemos assumir a liderança.”

Depois do escândalo do Facebook e o caso Cambridge Analytica, foi considerado que a rede social norte-americana também comprou o WhatsApp em 2014, se tornando inviável para comunicação entre integrantes do governo, onde estariam correndo risco de violações de dados em servidores fora do país.

Ainda foi explicado que o aplicativo criptografado que o governo francês desenvolveu tem como base um código gratuito usado na internet, e pode ser disponibilizado para todos os cidadãos segundo a porta-voz que se recusou a fornecer os nomes dos códigos dos serviço de mensagens.

Sources:
Marcus é o fundador da Seletronic. Além disso, é programador, e editor no site. Ama ajudar as pessoas a resolverem problemas com tecnologia, por isso criou esse site. Segundo ele: "A tecnologia foi feita para facilitar a vida das pessoas, então devemos ensinar a usá-la". Apesar de respirar tecnologia, ama plantas, animais exóticos e cozinhar.
Menu Explore o conteúdo!
Dark Mode